Home-SliderNotíciaNotícias

Prémios Dona Antónia Adelaide Ferreira 2019 atribuídos a Maria Manuel Mota e Sara do Ó

By 13 de Julho, 2020 Sem comentários

Uma é cientista e Directora Executiva do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (Lisboa) e outra é fundadora do grupo Your. Maria Manuel Mota (à esquerda na foto) e Sara do Ó (à direita) receberam, no passado dia 9 de Julho, na Quinta do Porto (no Douro), os prémios Consagração de Carreira e Revelação, respectivamente. Estas distinções inserem-se nos Prémios Dona Antónia Adelaide Ferreira, que este ano foram atribuídos em relação ao trabalho feito pelas premiadas em 2019. 

Presidido por Artur Santos Silva, o propósito da criação deste prémio tem sido, desde a sua génese e ao longo das suas 32 edições, “prestigiar mulheres portuguesas cujo percurso de vida revele uma identificação estreita com os valores pessoais e profissionais personificados por Dona Antónia Adelaide Ferreira. Personagem ímpar na história do Douro, empreendedora e de forte caráter humanista, Dona Antónia inspirou, de forma determinante, o desenvolvimento da marca Porto Ferreira e de toda a viticultura duriense”, explica a Sogrape, em comunicado. E acrescenta: “O Prémio Consagração de Carreira, atribuído a Maria Manuel Mota, pretende homenagear um percurso de vida consolidado e merecedor de inequívoco reconhecimento público. Já o Prémio Revelação, agora concedido a Sara do Ó, procura enaltecer uma carreira com relevância em fase de afirmação e desenvolvimento”.

A investigar o parasita da malária há cerca de 20 anos, Maria Manuel Mota é líder da Unidade de Malária do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa desde 2005, tendo encabeçado o cargo de diretora executiva do mesmo a partir de 2014. A sua liderança tem valido um aumento significativo da massa crítica do instituto, com o objetivo de promoção de descobertas novas. Já Sara do Ó iniciou a sua carreira na KPMG. Aos 26 anos criou a Your Office, uma empresa de contabilidade com um posicionamento disruptivo e inovador face às tradicionais empresas do setor. Em 2011, a Your Office entrou no ranking das Empresas Gazela, da revista Exame e, no ano seguinte, nasceu o Grupo Your formado por 180 pessoas e cerca de 1.800 PME’s como clientes. A sua vontade de empreender e constante necessidade de criar, levou Sara do Ó, há cerca de 2 anos, a criar a Your Capital para investir em novos negócios, tendo lançado em 2019 a Ofélia, um estúdio criativo apaixonado por marcas que apoia PME’s nas diferentes vertentes da comunicação e ainda o Grupo Hug, dedicado aos serviços de apoio ao domicilio, bem-estar e estímulo intelectual para idosos. Em 2016, impulsionada pelo seu espírito de missão e serviço ao outro criou a Associação Ilha da Misericórdia, uma Associação sem fins lucrativos que apoia pessoas em recomeços de vida.

Escreva um comentário