A Associação Bagos d’Ouro desenvolveu o projecto “Take Action – Realiza-te no Douro”, com o objectivo de orientar os jovens durienses nas suas escolhas académicas e profissionais, integrando-os na vida activa e, em simultâneo, e retendo-os na região.
Este ano, o programa — que oferece oportunidades formativas e de estágio de curta duração em mais de 30 empresas da região do Douro — teve a participação de 40 jovens do 3º Ciclo e Ensino Secundário, que visitaram e estagiaram em dezenas de empresas de diferentes áreas, incluindo hotelaria, turismo, indústria e energia.
Com o Take Action, a Bagos d’Ouro visa encorajar a exploração vocacional dos alunos do 3º Ciclo e auxiliar no processo de tomada de decisão dos estudantes do Ensino Secundário, em relação aos seus estudos e vida profissional. Anualmente, a associação proporciona a dezenas dos jovens — que apoia nos municípios de Alijó, Armamar, Mesão Frio, Murça, Sabrosa, São João da Pesqueira e Tabuaço — a oportunidade de contactarem directamente com o mercado de trabalho.
“O Take Action visa mostrar aos jovens que o futuro pode estar mais próximo do que imaginam. Por isso, o programa incluiu empresas da região do Douro ou que estão aqui representadas, desde os grandes grupos, como EDP, Unilabs ou Sogrape, a outros negócios que vão ao encontro dos sonhos destes jovens”, explica Maria Inês Taveira, coordenadora geral da Bagos d’Ouro. “Além de acreditarmos muito no potencial da região, não queremos que os alunos condicionem os seus sonhos com base na percepção de que aqui não terão tantas oportunidades. É na desmistificação desta ideia que trabalhamos, diariamente, há mais de dez anos, através da aproximação das nossas crianças e jovens às diferentes oportunidades educativas e, no caso do Take Action, profissionais”, desenvolve.