Os Vinhos do Alentejo desenvolveram um projecto pioneiro ao transformar resíduos industriais em caixas de transporte de vinho, ao qual deu o nome de Re:Boxed. Traduz-se num processo que permite a produção de embalagens feitas a partir da reciclagem da fita dos rótulos, evitando que muitas toneladas de resíduos sejam colocadas em aterros ou sejam queimadas. Ao mesmo tempo, está disponível para os produtores da região, como uma opção de embalagem, viável e sustentável, de transporte nacional e internacional, para as vendas online, os enoturismos ou os concursos de vinhos.
Esta iniciativa está a ser desenvolvida desde o início do ano em parceria com a empresa Partícula Verde, no âmbito do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, e já permitiu que 14 toneladas de fita de rótulos deixassem de ser descartadas. Ao mesmo tempo, reforça a vertente da sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.
“Para uma ideia mais visual de todo o impacto desta iniciativa, se estendermos as fitas adesivas utilizadas nos rótulos de vinhos do Alentejo, só no ano passado, daria o comprimento de 20 mil quilómetros, o que equivale à distância entre o Alentejo e a Nova Zelândia. Até agora, este material era frequentemente aterrado ou incinerado, mas através deste processo é transformado em embalagens, gerando valor e promovendo uma verdadeira economia circular”, esclarece João Barroso, diretor de Desenvolvimento Sustentável e I&D dos Vinhos do Alentejo.

