Home-SliderNotíciaNotícias

Região dos Vinhos Verdes com nova Comissão Executiva

Acaba de tomar posse a nova Comissão Executiva da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) para o triénio 2019 – 2021, após um processo eleitoral que terminou a 2 de Abril, reconduzindo Manuel Pinheiro (ao centro na foto) na Presidência da instituição e elegendo Óscar Meireles (à esquerda na foto) – Quinta da Lixa – e Armando Fontaínhas (à direita na foto) – Adega Cooperativa Regional de Monção – como representantes do Comércio e da Produção, respectivamente.

Óscar Meireles, Administrador da Quinta da Lixa – Sociedade Agrícola Lda. desde 1986, tem uma vasta experiência no sector e na Região dos Vinhos Verdes com funções de Direcção em organizações como a Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE) ou a Associação de Produtores Engarrafadores de Vinho Verde (APEVV), para além de cargos técnicos de Direcção no Centro de Vinificação da Sociedade de Vinhos Borges & Irmão, S.A. na década de 80 e de Conselheiro Geral da CVRVV desde 2005. Assume agora o lugar de Vogal do Comércio na Região dos Vinhos Verdes, representando armazenistas engarrafadores e ANCEVE, cooperativas engarrafadoras e associações de produtores-engarrafadores.

Armando Fontaínhas, Presidente da Direcção da Adega Cooperativa Regional de Monção, CRL, desde 2014, lidera a Cooperativa com 1720 produtores associados, que somam uma área de vinha de 1237ha e produções na ordem dos 8 milhões de quilogramas anuais, dos quais 60% dizem respeito à casta Alvarinho. Forte representante da sub-Região de Monção e Melgaço desempenhou, entre 2001 e 2013 o cargo de Vice-presidente da Direcção daquela Adega Cooperativa, com funções Comerciais e Financeiras. Foi Vereador da Câmara Municipal de Monção entre 2005 e 2008 e é Presidente da Assembleia Municipal de Monção desde 2018. É membro do Conselho Geral da CVRVV desde 2004 e acaba de ser eleito Vogal da Produção na Região dos Vinhos Verdes, representando cooperativas, associações de viticultores e associações de viticultores-engarrafadores da Região.

Com mais de uma década na liderança da CVRVV, Manuel Pinheiro mantém as funções na Presidência da Comissão Executiva da Região, definindo para este mandato linhas de orientação como o crescimento do Vinho Verde em valor para além do aumento de volume de vendas, o reposicionamento das castas tintas como produto de nicho, maior fiscalização da produção para aumento da qualidade dos vinhos ou a aposta no Enoturismo da Região como alavanca do produto Vinho Verde.

Escreva um comentário