A Rota dos Vinhos do Alentejo está a celebrar o vinho de talha, com uma iniciativa que pretende dar a conhecer ao público a suas características, o método de produção e a tradição milenar que lhe deu origem. Nesse sentido, já estão a decorrer, em Novembro, e irão prolongar-se por Dezembro, provas realizadas na Rota que incluem, em exclusivo, vinhos produzidos através do método ancestral de fermentação em talhas de barro. O processo confere-lhes sabores e aromas distintos, que são hoje ligados ao Alentejo e ao seu terroir.
A iniciativa tem a participação de produtores como a Adega Cananó, Adega Cartuxa, Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, Adega das Flores, Adega de Borba, Adega Marel, Abegoaria Wines, Espaço Rural, Esporão, Gerações da Talha, Herdade dos Outeiros Altos, Hillvalley Limited, PL Wines e Talha de Frades.
A vinificação em talha foi introduzida há mais de dois mil anos no Alentejo pelas mãos dos romanos, mantendo-se até hoje. É um dos símbolos da cultura e tradições da região.