O grupo Sogevinus acaba de anunciar ao mercado dois Vintage “single quinta” e dois Vintage “clássicos”: Kopke Quinta de S. Luiz Vintage 2018, Burmester Quinta do Arnozelo Vintage 2018, Cálem Vintage 2018 e Barros Vintage 2018.
Os dois primeiros vêm das quintas que lhes dão nome, localizadas no Douro Superior, que a Sogevinus diz serem “(…) dois Vintage ‘single quinta’ com o perfil e a identidade individual das Casas Kopke e Burmester”. Já sobre os “clássicos”, a empresa afirma que estes “traduzem a riqueza da diversidade de uma região: o Douro”.
Carlos Alves, enólogo dos vinhos do Porto da Sogevinus, declara sobre o ano de 2018: “Foi um ano particularmente desafiante marcado por condições climáticas adversas que resultaram numa menor produção mas que recompensou, contudo, pela sua excelente qualidade. Face à menor quantidade de uva a entrar na adega, conseguimos observar e acompanhar ao detalhe as fermentações dos primeiros mostos, pelo que a excelência da matéria-prima revela-se agora em vinhos excepcionais que retratam na sua essência o perfil de cada uma das Casas”. Sobre estes Vintage 2018, o enólogo diz que se destacam “pela sua frescura, elegância e excelente equilíbrio entre a doçura e a acidez”.
Os quatro vinhos apresentados chegam ao mercado consumidor a partir do segundo semestre deste ano.