EventosHome-SliderSem categoria

Conheça aqui os Troféus Grandes Escolhas

By 16 Fevereiro, 2019 Sem comentários

Durante 2018, a vasta equipa da Grandes Escolhas participou ou esteve atenta a tudo o que se passava no Portugal vinícola. A escolha dos Melhores do Ano – pessoas e entidades – acaba assim por ser um reflexo dessas experiências.

PRODUTOR REVELAÇÃO

Miguel Queimado/MQ Vinhos

É uma revelação não só pelos vinhos que faz, mas também por tufo o que tem feito em prol de uma sub-região. Miguel Queimado trouxe-nos excelentes vinhos e uma pequena revolução.
www.facebook.com/valedosares

Produtor

Monte da Ravasqueira

É um produtor altamente profissional, com uma gama alargada para todos os preços e estilos, de tal forma que é difícil qualquer consumidor não encontrar um vinho do Monte da Ravasqueira com o qual não se apaixone.
www.ravasqueira.com

Adega Cooperativa

Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico

A partir de 2017, a qualidade dos vinhos da Cooperativa do Pico aumentou tremendamente, sendo que o enólogo Bernardo Cabral não se dispensa de elogiar quer as condições da adega, quer a dedicação dos associados da adega.
www.picowines.net

Empresa

Lusovini-Vinhos de Portugal

A Lusovini começou como pequena empresa beirã, mas tem vindo a crescer e a cimentar a sua presença em vários continentes. Discretamente e sem andar nas bocas do mundo, mas com os pés bem assentes na terra. Incluindo novas vinhas e excelentes vinhos. Um exemplo que bem podia ser seguido.
www.lusovini.com

Empresa Vinhos Generosos

Symington Family Estates

Esta grande empresa familiar está habituada a receber prémios e reconhecimento no palco nacional e internacional. Quer a nível empresarial, quer pelo empenho profissional dos seus membros, quer ainda pela excelência dos seus vinhos. E razões não faltam.
www.symington.com

Singularidade

António Maçanita

Audaz e irrequieto, com uma boa dose de loucura saudável, António Maçanita avança com projectos ambiciosos (por vezes irreverentes) sem hesitações e lidera-os com determinação e persistência. Deixa o seu cunho pessoal em tudo o que toca.
www.antoniomacanita.com

Enólogo (ex aequo)

Celso Pereira e Jorge Alves

Apesar de ambos encabeçarem a enologia de diferentes relevantes projectos de grande dimensão no Douro – Celso nos vinhos Vértice e Jorge na Quinta Nova Nossa Sr.ª do Carmo –, há que destacar os vinhos Quanta Terra onde os talentosos enólogos colaboram faz quase duas décadas. Com grande sucesso, diga-se.
www.dourovertice.pt / www.quintanova.com

Enólogo Vinhos Generosos

António Agrellos

Nos últimos anos da sua longa carreira profissional conhecemo-lo na Quinta do Noval onde fez renascer o brilho da marca, expandiu o portefólio, criou os vinhos DOC Douro e manteve no estrelato a jóia do Coroa: o Noval Nacional. A enologia do Douro só lhe pode estar grata.

Viticultura

Quinta do Crasto

Viticultura de precisão, perfeitamente adaptada às características de cada vinhedo, procurando conciliar a expressão dos terroirs e o perfil de vinho pretendido, sempre com os olhos postos no futuro. É assim a viticultura da Quinta do Crasto.
www.quintadocrasto.pt

Organização Vitivinícola

Baga Friends

Baga Friends

A associação de produtores em pequenos grupos já provou ser instrumento bastante eficaz para a promoção dos vinhos dos associados, sobretudo no mercado externo. Mas os Baga Friends foram ainda mais além, construindo e dinamizando uma onda de entusiasmo em torno de uma casta e de uma região.
www.facebook.com/BagaFriends

Enoturismo

Casas do Côro

O percurso da generalidade das unidades de enoturismo fez-se do vinho para o turismo. Mas há alguns em que o trajecto foi inverso. Aconteceu nas Casas do Côro. Um projecto de excelência que nos “obriga” a visitar o interior da Beira Alta.
www.casasdocoro.com.pt

Garrafeira

Garrafeira 5 Estrelas

É um espaço em Aveiro muito particular: pequeno e acolhedor, com um serviço totalmente personalizado pelas duas irmãs que o gerem. Com provas muito especiais, quase todas as semanas, ganharam estima não só dos consumidores, mas também de produtores.
https://garrafeira5estrelas.com

Loja Gourmet

Club del Gourmet do El Corte Inglès de Lisboa

Não deverá haver uma loja gourmet em Portugal que consiga reunir tão bem uma grande variedade e uma elevada qualidade dos produtos. Se a sua paixão é experimentar bons produtos alimentares, este é o seu sítio.
www.elcorteingles.pt/club-del-gourmet

Wine Bar

Casa da Viúva

Na pequena e preservada aldeia de Quintandona, concelho de Penafiel, este espaço é o centro nevrálgico da animação turística, gastronómica e sobretudo vínica deste bucólico, mas vivo, espaço rural.
www.winebarcasadaviuva.pt

Restaurante

Feitoria

O restaurante de João Rodrigues não conseguiu, injustamente, a segunda estrela Michelin, mas destacou-se na alta cozinha com um estilo cada vez mais depurado.
www.restaurantefeitoria.com

Restaurante Cozinha Tradicional

Taberna Ó Balcão

Rodrigo Castelo criou este restaurante em 2013 e desde essa data que tem feito escola na capital do Ribatejo, em Santarém. É um daqueles casos em que foi chegar, ver e vencer…
www.facebook.com/tabernaobalcao

Restaurante Cozinha do Mundo

The Old House

As cozinhas chinesas nunca tiveram um restaurante assim, em Portugal. Três anos depois de se estabelecer no Parque das Nações, o The Old House está melhor do que nunca.
www.theoldhouseportugal.pt

Sommelier

Ivo Peralta

Ivo Peralta é discreto, sem exibicionismos gratuitos, mas trabalha com segurança e rigor, justificando harmonizações, algumas delas bem ousadas, e mostra o pleno domínio do serviço de vinhos.

Prémio David Lopes Ramos

Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues

Com muito trabalho e uma busca constante da excelência a todos os níveis, Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues revolucionaram não apenas a antiga casa Rei dos Leitões, mas também toda a oferta gastronómica da Bairrada.
www.facebook.com/restaurantereidosleitoes

Senhor do Vinho

Paul Symington

O objectivo deste Prémio é distinguir quem soube ir mais além no mundo do vinho. Quem não se centrou apenas naquilo que é seu, mas também no que o rodeia, contribuindo com o seu exemplo para o desenvolvimento e o bem comum. Escocês de nascimento, mas de alma absolutamente duriense, Paul Symington é um grande Senhor do Vinho.

Escreva um comentário