Home-SliderNotíciaNotícias

Vencedores do Concurso e dos Prémios Vinhos do Tejo foram revelados

By 22 de Outubro, 2021 Sem comentários

A aguardada Gala Vinhos do Tejo 2021 aconteceu no passado dia 16 de Outubro, depois de duas datas forçosamente adiadas devido à “suspeita do costume”, a pandemia. Nesta cerimónia de celebração da região do Tejo e dos seus vinhos — que teve lugar no Hotel dos Templários, em Tomar — a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo anunciaram os vencedores do Concurso Vinhos do Tejo 2021 e também dos Prémios Vinhos do Tejo.

Na edição de 2021 do Concurso Vinhos do Tejo, foram avaliadas 195 amostras, número que tem vindo a crescer ao longo dos anos. Os grandes vencedores, com Prémio Excelência, foram o Casa Cadaval Riesling branco 2016 (da Casa Cadaval) e o Quinta do Casal Monteiro Grande Reserva tinto 2018 (da Quinta do Casal Monteiro). Conseguiram o galardão Ouro 43 vinhos, entre os quais 11 brancos e 32 tintos. Já os diplomas de Prata foram entregues a dez brancos e oito vinhos tintos. Elegeram-se também, como já é habitual, os melhores brancos e rosés da colheita anterior: Lagoalva Sauvignon Blanc branco 2020 e Vale de Lobos rosé 2020. 

Mas a região também destacou as empresas e as pessoas nos Prémios Vinhos do Tejo, em seis categorias: Prémio Sustentabilidade, que foi para a Falua; Empresa Dinamismo, entregue à Adega Cooperativa de Almeirim; Empresa Excelência, atribuída ao Casal da Coelheira; Enólogo do Ano, que coube a Luís Santos (da Quinta do Casal Monteiro); e Prémio Carreira, recebido por duas pessoas, Maria José Viana, responsável de comunicação do grupo Enoport Wines e membro da Direcção e do Conselho Geral da CVR Tejo durante vários anos, e José Vidal, proprietário da casa agrícola Casal das Freiras, em Tomar, e membro fundador da Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo (então assim denominada), da Rota dos Vinhos do Tejo e da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo.

Na Gala Vinhos do Tejo 2021 foram ainda revelados os vencedores dos prémios Tejo Academia — iniciativa que tem como objectivo formar e avaliar restaurantes da região, na comida e na relação com o vinho — Tejo Anima — que pretende premiar o território e as suas valências de lazer, como o enoturismo, sendo promovida pela Rota dos Vinhos do Tejo — e do Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo.

As listas completas de premiados do Concurso Vinhos do Tejo 2021, Prémios Vinhos do Tejo, Tejo Anima, Tejo Academia e do Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo, podem ser consultadas AQUI.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário