Vinhos do Alentejo elegeram novo embaixador no Brasil

Legenda da foto: O grupo dos cinco sommeliers brasileiros que disputaram a finalíssima do concurso em Évora. Da esquerda para a direita, Pedro Barcellos, Diego Arrebola, Vinicius Conde, Vinicius Santiago e Bruno Margulhano

O concurso decorreu como habitualmente em duas etapas. Previamente seleccionados após um conjunto de exigentes provas teóricas e práticas ainda em solo brasileiro, começaram por ser apurados seis sommeliers finalistas que tinham como prémio uma viagem de estudo e trabalho ao Alentejo e onde decorreria a fase final do concurso.

Foram assim apurados Bruno Margulhano (SC), representante da Florence Vinhos; Diego Arrebola (SP), consultor, palestrante e embaixador, sócio da Arya Wines; Marcus Vinicius Mezadri (ES), professor de certificações internacionais (IWC e AWC) pela ISG e proprietário da Theu Vinho; Pedro Barcellos (RJ), professor na ABS-RJ; Vinicius Conde (SP), director estadual da sommelier school; Vinicius Santiago (RS), professor de WSET, FWS, formador e director de degustação na ABS-RS.

Na verdade, só cinco deles acabaram por poder aproveitar a viagem, porque Marcus Mezadri ficou retido no Brasil devido a um problema familiar de última hora, mas os cinco sommeliers aproveitaram bem a visita e tiveram oportunidade de mergulhar a fundo no mundo dos vinhos do Alentejo, visitar algumas das mais destacadas herdades da região, provar os seus vinhos e conhecer as vinhas, castas e processos de produção no Alentejo.

Concurso sommelier
Vincius Santiago, o Melhor Sommelier Brasileiro do Alentejo no Brasil 2023

Depois de uma semana intensa de experiências e de contacto com os agentes da região, decorreu a prova finalíssima na sede da rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora. Esta foi constituída por uma prova escrita para testar conhecimentos e uma prova oral e prática para observação do serviço. O júri constituído por João Geirinhas, representando a Grandes Escolhas, Tiago Caravana, director de marketing da CVR do Alentejo, Domingos Meireles director da Exponor Brasil e dois premiados sommeliers portugueses, Marc Pinto, Wine Director do Fifty Seconds e Ivo Peralta Head Sommelier do JNcQUOI Club, pôde apreciar o alto nível demonstrados por todos os concorrentes e enfrentar a dificuldade de escolher o vencedor perante tão elevados desempenhos.

Apesar disso, foi unânime na consagração de Vinicius Santiago que revelou muita segurança em todos os momentos da prova. É, no entanto, convicção dos responsáveis da CVR do Alentejo que todos os sommeliers concorrentes serão para sempre grandes entusiastas e divulgadores dos vinhos do Alentejo no país irmão.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.