O concurso de vinhos a Selezione do Sindaco, organizado pela Città do Vino, celebrou-se este ano em Tramonti, Itália. Os três primeiros vinhos, em pontuação, foram portugueses. São todos licorosos e, aparentemente, os jurados ficaram deliciados. A maior pontuação foi de 94,8 pontos e coube ao Moscatel de Setúbal Reserva 2008 da Venâncio da Costa Lima.
O segundo foi o Vinho do Porto Old + 40 Anos, de José António Fonseca Guedes; conseguiu 94,4 pontos. O pódio ficou completo com outro Moscatel, neste caso Roxo, da Casa Ermelinda Freitas. Trata-se do Superior 2010, que levou 94 pontos. Só a seguir ficou um vinho de Itália. Todos estes vinhos levaram Grande Medalha de Ouro e, melhor ainda, das 23 atribuídas, os vinhos portugueses levaram 11! A organização não informou quantos vinhos entraram no concurso mas foram premiados 350 vinhos.
Pelas regras da OIV (Organização Internacional do Vinho), só podem levar medalhas um máximo de 30% dos vinhos em prova. Os vinhos portugueses levaram ainda 65 medalhas de Ouro (das 236 atribuídas) e 22 de Prata (das 97). Não temos a lista completa dos vinhos, mas a grande maioria era certamente composta por vinhos italianos. Pode consultar os resultados completos no site www.cittadelvino.it.
AF