A Casa dos Vinhos Verdes – Palacete Silva Monteiro, no Porto, foi palco da cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, que distinguiu 79 vinhos em 12 categorias, entre as mais de 260 amostras em competição.
Destaque para o Alvarinho Deu-la-Deu Reserva 2023, o Quinta das Pirâmides Reserva Alvarinho 2021 e o Dona Paterna Alvarinho Bruto 2021, vinhos galardoados com a Grande Medalha de Ouro da edição 2025.
Promovido anualmente pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), com o apoio da CA Seguros, o Concurso de Vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes registou, nesta edição, um incremento de 9% nas inscrições face ao ano anterior, com destaque para o crescimento dos vinhos inscritos nas categorias Grandes Vinhos com Estágio (11%) e Vinhos Espumantes (56%).
“É muito interessante perceber como as categorias de vinhos com estágio e espumantes ganham mais destaque nesta edição do Concurso, mostrando que a Região dos Vinhos Verdes está a apostar em segmentos premium que registam uma afirmação crescente no mercado”, destaca Dora Simões, Presidente da CVRVV. “Em simultâneo, e de ano para ano, o número de agentes económicos inscritos tem vindo também a aumentar, o que confirma uma vontade dos produtores submeterem os seus produtos à avaliação de um júri que junta profissionais de vários mercados estratégicos, enólogos, imprensa e provadores certificados para, em prova cega, escolherem os vinhos que melhor representam cada categoria”, acrescenta.
Em prova cega estiveram 268 amostras, entre as quais o júri destacou três vinhos com a Grande Medalha de Ouro, 15 com Ouro e 61 com Prata.
As amostras a concurso foram avaliadas por um júri constituído por 45 jurados: Catherine Fallis (USA), Jason Heller (USA, Nappa), Kathleen MCNeil (Canadá), Bento Amaral, Ana Faria (IVDP), Paulo Pinto (IVDP), Miguel Martelo (CVR Dão), Luís Pedro (CVR Alentejo), Ana Miquelino (CVR Távora Varosa), Daniela Almeida (CVR Bairrada), Tim Hogg (Universidade Católica), Isabel Afonso (IPVC), Agostinha Marques (Associação Portuguesa de Viticultura e Enologia), João Lourenço (Associação Portuguesa de Escanções), José Augusto Moreira, Ana Isabel Pereira e Manuel Carvalho (Jornal Público), José João Santos e Marc Barros (Revista de Vinhos), Rui Miguel Graça (Correio do Minho), enólogos da Junta de Recurso da CVRVV e enólogos convidados da Região dos Vinhos Verdes, para além da Câmara de Provadores da CVRVV.