Vintage Symington 2015, ao melhor nível

Não foi ano clássico de vintages, mas os Portos de 2015 da Symington agora provados são excelentes, ao nível dos melhores já produzidos nas respetivas quintas! Não é complicado de compreender, pois estes vintages resultam das melhores propriedades da família no Douro Superior, onde a colheita de 2015 se revelou fantástica.

 

TEXTO Nuno de Oliveira Garcia FOTOS Cortesia do produtor

OS grandes vintages clássicos das principais ca­sas de Vinho do Porto resultam, maioritaria­mente, de lotes de vinhos de várias quintas, tanto do Cima Corgo como do Douro Supe­rior. Na Symington Family Estates – produtores de Vinho do Porto há mais de cinco gerações e os maiores pro­prietários de vinhas no vale do Douro – também é assim, sendo disso bom exemplo o Dow’s vintage que agrega os melhores lotes da Quinta de Bonfim (junto ao Pinhão, no coração do Cima Corgo) e da Quinta da Senhora da Ri­beira (não muito distante de Seixo de Ansiães, em pleno Douro Superior). Esta prática, para além de evitar riscos na produção, enriquece a complexidade dos lotes finais, mas implica também que a declaração de ano vintage pressuponha alguma homogeneidade entre as duas re­giões mais quentes do vale do Douro.

Ora, no que respeita ao ano de 2015, enfrentou-se um In­verno muito seco, cujos efeitos foram, todavia, atenuados pelas temperaturas baixas que ajudaram à conservação das reservas de água no solo criadas por um Outono de 2014 incrivelmente chuvoso (em alguns casos choveu o dobro da média mensal). A Primavera de 2015 continuou o registo seco do Inverno, trazendo, contudo, temperatu­ras mais altas do que habitualmente, felizmente compen­sadas com alguma chuva em Maio. O Verão manteve-se seco e quente, entrando pelas primeiras semanas de Se­tembro, mas novamente a chuva teve uma ‘intervenção divina’ pelos dias 15 e 16, evitando o continuar do stress hídrico das videiras. A seguir, o clima seco durante várias semanas permitiu uma vindima sem problemas. Por tudo isto, a Symington reconhece que a colheita correu exce­cionalmente bem (mesmo nas pouquíssimas parcelas da Quinta de Malvedos dedicadas ao incrível topo de gama The Stone Terraces e que foram vindimadas antes do dia 15 de Setembro). De tal forma que, segundo Charles Sy­mington – enólogo-chefe da casa de origem escocesa –, logo após a vindima a expetativa era de poder vir a ser um ano vintage clássico. Contudo, se os lotes do Douro Supe­rior estavam ao seu melhor nível, já nos lotes das quintas do Cima Corgo a quantidade vinho excelente foi bem me­nor, o que acabou por comprometer a declaração vintage.

Sucede que, o facto de haver pouco vinho nunca foi um problema para a família Symington, que tem vindo a apostar – e com sucesso – nas gamas mais altas do Vinho do Porto e que não se importa de ter de ratear caixas pelos seus melhores clientes. A prova de que esta política está correta é que os vinhos não têm parado de melhorar na qualidade e o seu preço tem vindo a subir nos merca­dos internacionais, como se comprova pela análise dos preços médios nos leilões em Inglaterra (com os vintages 2007 e 2011 da Dow’s em grande destaque). Acresce que o produtor já habitualmente lança vintages de uma única propriedade, como sucede com a Senhora da Ribeira e com a Quinta do Vesúvio. E, assim, a opção ficou tomada: lançar vintages de quinta na excelente colheita de 2015!

Já no que respeita à Cockburns – marca adquirida em 2010, e ainda hoje líder de vendas no Reino Unido em algumas categorias – foi declarado vintage. Mas isso não contradiz o que se escreveu acima, bem pelo contrário, dado que as duas quintas principais das quais saem as uvas para os vinhos da Cockburns – Quinta dos Canais e Quinta do Vale Coelho – situam-se, precisamente, no Douro Superior. Para mais, 2015 é o ano do bicentená­rio da marca, juntando-se, como se diz coloquialmente, “o útil ao agradável”, ou seja, lançou-se uma fantástica edição especial de comemoração da efeméride, cuja qua­lidade é mais um passo para que a marca volte rapida­mente ao topo das preferências dos consumidores mais exigentes em todo o mundo. E não temos dúvidas de que isso vai acontecer mais cedo que do que possa pensar.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.