Home-SliderNotíciaNotícias

Viticultores do Minho mais protegidos com novo seguro

By 27 de Março, 2020 Sem comentários

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) garante que é o “maior seguro agrícola do País” e de facto abrange 15 mil agricultores na Região! Estamos a falar de uma apólice de Seguro de Colheitas que garante uma indemnização de trinta cêntimos por cada kg de uva perdido caso se verifique um acidente climático como queda de raio, escaldão, geada, granizo, queda de neve, tornado ou tromba de água.

O seguro já existia, mas estava limitado a 17 cêntimos por quilo. Melhor ainda, com esta actualização deixa de haver franquia em caso de sinistro. A CVRVV permite ainda que o produtor valorize a sua uva num de vários escalões até 1 euro por kg (o preço da uva de Alvarinho, por exemplo), o que se traduz em indemnizações mais elevadas em caso de sinistro e beneficia a valorização de mercado.

“Estamos a atravessar um momento de grande incerteza em que a agricultura assume um papel de particular importância na gestão futura da nossa economia. Garantir um apoio efectivo e eficaz aos agricultores e, em concreto, aos nossos viticultores é uma prioridade da CVRVV e um garante de maior estabilidade num sector que continua a produzir e que carece de mais incentivos”, refere Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV.

Escreva um comentário