4ª edição do concurso Tomate Coração de Boi do Douro

Qual é o melhor tomate Coração de Boi do Douro? A resposta a esta pergunta serviu para que um punhado de amigos fizessem o primeiro concurso que avaliasse várias propostas. Foi há quatro anos atrás. Num registo mais informal, a iniciativa foi ganhando mais adeptos, especialmente das quintas durienses, mas não restem dúvidas de que o concurso é sério e feito com vários jurados de qualidade. Este ano entraram 25 produtores da região e os jurados, reunidos na Quinta do Ventozelo, elegeram Quinta do Romeu, localizada no Douro Superior, como a que apresentou os melhores tomates. Melhores, já se sabe, no capítulo do sabor. O segundo lugar foi para a Quinta de Santa Comba; a Quinta da Boavista, no Cima Corgo, ficou em terceiro lugar.
No final da prova, todo o júri foi unânime a sublinhar a excelência do tomate em concurso. “Foi de todos o melhor ano”, sublinhava Francisco Pavão, presidente do júri.

O júri 2019 do concurso Tomate Coração de Boi do Douro. Foto de Paulo Pereira.

Esta iniciativa de valorização das hortas do Douro e, em especial, do tomate coração de boi, continua com a Festa do Tomate, até ao final de Agosto, em vários restaurantes da região: DOC (Folgosa), restaurante Pickles (Hotel Six Senses Douro Valley, Lamego), Cais da Villa (Vila Real), Chaxoila (Vila Real), Cozinha da Clara (Quinta de La Rosa, Pinhão), Toca da Raposa (Ervedosa do Douro), Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), Flor de Sal (Mirandela), Cêpa Torta (Alijó) e Aneto & Table (Peso da Régua). Em todos, é possível degustar este tomate em saladas ou em pratos especiais concebidos para esta iniciativa.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.