A garrafeira de Vila Nova de Gaia OnWine Megastore de Bebidas desafiou alguns produtores a criarem cabazes a preços especiais para venda exclusiva online, com o objectivo de promover o consumo de vinho em casa. Durante o período de isolamento, forçado pela pandemia da Covid-19, todos os portes são gratuitos. Ao desafio responderam também produtores que procuram soluções alternativas para mitigar os efeitos negativos da natural quebra de encomendas.
No total, são 10 cabazes disponíveis, entre os €30 e os €170, compostos por um conjunto de vinhos comercializados a preços especiais, que convidam à descoberta e experimentação de novas referências dentro do mesmo produtor ou novas categorias de produto. Já estão todos disponíveis no site da OnWine. Em comunicado de imprensa, pode ler-se: “Seja para partilhar com a família ou para desfrutar sozinho, a recomendação é apenas uma: fazê-lo a partir de casa. Por isso, estão a ser também oferecidos os habituais custos de transporte, independentemente do valor da compra, num trabalho coordenado com diversas empresas de distribuição”.
Para dar a conhecer os seus cabazes, os produtores que se juntaram à campanha vão criar pequenos vídeos que serão difundidos nas redes sociais nos próximos dias. Os conteúdos dos vídeos serão desde explicar a selecção do seu cabaz, dar algumas dicas de harmonização e consumo, ou mesmo recomendações para conservar o vinho em casa. As marcas participantes são Casal de Ventozela e Quinta do Tamariz, da região dos Vinhos Verdes, Taylor’s, Quinta do Crasto, Quinta da Gaivosa, Quanta Terra, Oboé e Vértice, do Douro, e Reynolds Wine Growers, do Alentejo. A esta selecção de luxo junta-se ainda a empresa Vinoking, que reúne vinhos de três regiões nacionais: Douro, Vinho Verde e Dão.