O azeite Quinta da Romaneira Virgem Extra conseguiu o mais prestigiado prémio do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, celebrado recentemente. O prémio “Medalha Prestígio” é destinado ao azeite em prova com a melhor classificação. Este azeite já tinha obtido uma Medalha de Ouro (1º Lugar) na categoria “Frutado Verde Intenso”. Do concurso resultaram ainda 10 medalhas de Ouro, para vários produtores; o Esporão consegui três destas medalhas. Os ‘ouros’ corresponderam a diferentes categorias em prova: por exemplo, azeites em “Modo de Produção Biológico”, vários tipos de azeites de quinta, grandes lotes (acima de 20.000 litros) ou ainda por região ou denominação de origem protegida.
O Concurso Nacional de Azeites de Portugal realiza-se anualmente no palco que constitui a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém. Reservado a azeites nacionais, este concurso teve a sua primeira edição em 2007 e conta actualmente com cerca de uma centena de azeites em competição. Será por isso um dos maiores concursos mundiais. O painel de provadores conta com alguns dos melhores oleólogos portugueses, integrando igualmente “provadores estrangeiros de referência”. O presidente do painel é o professor José Gouveia e a direcção do concurso está a cargo de Henrique Palma Herculano.
A organização está a cargo do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas mas tem a colaboração da Confederação dos Agricultores de Portugal e o patrocínio do Conselho Oleícola Internacional.Os resultados completos deste concurso e de um outro – Prémio Mário Solinas Portugal -podem ser consultados no site da organização: www.concursonacionaldeazeite.pt.
AF