NotíciaNotícias

Adega da Herdade do Freixo ganha prémio de arquitectura

By 8 Fevereiro, 2018 Sem comentários

Concebida pelo atelier de Frederico Valsassina Arquitectos, a adega da Herdade do Freixo acaba de conquistar o primeiro prémio da ArchDaily, na categoria de Industrial Architecture. O site ArchDaily (www.archdaily.com) considera-se o “mais visitado do mundo da arquitectura”. O prémio está integrado nos prémios “2018 Building of the Year Awards” e resulta da votação dos leitores do site, com quase 100.000 votos depositados.

A adega da Herdade do Freixo tem uma arquitectura muito particular, sendo construída em profundidade: só uma pequena parte está visível do exterior. Um gigantesco buraco com mais de 40 metros de fundo foi alojar a parte subterrânea, que é acedida através de uma rampa em espiral. A concepção vertical permite ainda que as uvas cheguem à zona de vinificação por gravidade, preservando melhor a sua integridade. Ao mesmo tempo, a estabilidade térmica é muito melhorada, já que a terra por cima serve de isolamento aos calores, por vezes violentos, do norte alentejano. A adega fica ao pé da vila do Redondo e foi inaugurada em 2016. Os vinhos que daqui saíram já congregaram excelentes críticas por parte dos especialistas.

Se desejar visitar esta obra arquitectónica, a adega pode ser visitada de terça a sábado, às 11:30 e às 15:30. O preço por pessoa é de 6,50 euros. As marcações podem ser feitas pelo tel. 266 094 830.

Escreva um comentário