Home-SliderNotíciaNotícias

Adega Ponte da Barca e Município de Arcos de Valdevez lançam espumante

By 7 de Julho, 2020 Sem comentários

A Recriação Histórica do Rencontro de Valdevez de 1141 é um evento organizado pelo Município de Arcos de Valdevez, que se realiza anualmente, em Julho, no Paço de Giela. Fazendo os participantes regressar à Idade Média durante um fim-de-semana, esta iniciativa retrata o momento em que os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os de seu primo Afonso VII de Leão e Castela se encontraram no Vale do Rio Vez, protagonizando um dos acontecimentos mais importantes da fundação da nacionalidade, o Recontro de Valdevez. Esta espécie de contenda/torneio medieval evitou uma batalha quase certa que deu uma importante vantagem aos portucalenses e às ambições autonomistas do seu jovem monarca. 

Este ano, devido às restrições impostas pela pandemia, esta recriação histórica foi adiada para 2021, mas o Município arcuense não deixou a data passar sem ser assinalada. No passado dia 2 de Julho, um primeiro momento simbólico teve lugar no Paço de Giela, com a apresentação de uma estrutura de que reproduz, de forma adaptada, o grande painel de azulejos sobre o Recontro de Valdevez, existente na Estação de S. Bento, no Porto, feito no início do século XX pelo artista Jorge Colaço. Depois, a partir de 4 de Julho, os visitantes do Paço foram convidados a colocar um “azulejo” de 15×15 cm sobre esse painel, criando uma noção de “reconstrução emotiva” da Recriação, num total de quase 500 peças, ficando essa reconstrução disponível durante todo o Verão.

Ainda no dia 2 de Julho e no mesmo local, foi apresentado o Vez Espumante Loureiro branco 2019, em homenagem ao Recontro de Valdevez, numa parceria entre a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e o Município de Arcos de Valdevez. Este espumante bruto DOC Vinho Verde é um 100% Loureiro, com enologia de José Antas Oliveira, fermentado em tanques de cimento e “espumantizado” pelo método Charmat. Toda a sua imagem e rótulo remetem para o momento histórico referido.

Escreva um comentário