NotíciaNotícias

Alentejo cresce nas exportações

By 29 de Setembro, 2017 Sem comentários

Os primeiros seis meses deste ano trouxeram boas notícias aos vinhos do Alentejo. Dados divulgados pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) apontam para um crescimento das exportações que atinge os 28 por cento em valor e 17 por cento em quantidade, face a igual período de 2016. O preço médio por litro subiu nove por cento.

Brasil, Angola, EUA, Suíça e França são os principais mercados externos – no seu conjunto, estes cinco países representam mais de metade (57%) do valor exportado e da quantidade (55%). Os vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano chegam a 112 mercados internacionais e a quantidade exportada duplicou nos últimos dez anos. Francisco Mateus, presidente da CVRA, assume que o objectivo é “fechar 2017 como o melhor ano na exportação”.

Os vinhos alentejanos cresceram mais do que a média nacional em termos de valorização no mercado externo. No primeiro semestre de 2017, os vinhos portugueses venderam-se a 2,75 euros por litro, uma variação de +4% face ao ano anterior; os néctares alentejanos saíram para o mercado a um preço médio de 3,08 euros, mais 9% do que em 2016. Dados que indiciam uma “maior percepção da qualidade por parte dos importadores e consumidores internacionais”, comenta Francisco Mateus. 

Escreva um comentário