Alexandre Cabrita é o novo Chefe do Ano

Alexandre Cabrita, do restaurante Al Sud (uma estrela Michelin) do Palmares Ocean Living & Golf, em Lagos, venceu, aos 28 anos, a 36.ª edição do maior e mais antigo concurso nacional de cozinha e é o Chefe do Ano de 2025. A final do concurso decorreu no Centro Multiusos de Lamego.

Numa final muito disputada, o novo Chefe do Ano conquistou o júri com um menu composto por Açorda de tomate e espargos com gema de codorniz (Entrada Vegetariana), Bacalhau com grão e emulsão de colagénio e pimentos (Prato Bacalhau), Borrego com cenoura algarvia e arroz de forno (Prato de Carne com Arroz) e Mousse de laranja com texturas de azeite e aromas de poejo (Sobremesa com Azeite). Nesta edição, os candidatos enfrentaram o desafio de criar um menu completo que valorizasse as raízes da gastronomia portuguesa e privilegiasse os produtos de origem nacional.

“Ganhar o Chefe do Ano é inexplicável. Estou muito feliz! Foram meses de trabalho e dedicação para esta prova, para ter um bom desempenho e orgulhar-me do meu trabalho. E foi isso que aconteceu”, disse o vencedor. Nascido em Portimão, começou o seu percurso a sul, nos restaurantes F e O Rafaiol. Em 2020 integra o Vista, no Hotel Bela Vista com o chefe João Oliveira. Dois anos depois junta-se ao Al Sud, Palmares Ocean Living & Golf, sob a batuta do chefe Louis Anjos. Hoje exerce no restaurante a função de sub-chefe júnior. A equipa do Al Sud passa assim a integrar três vencedores do concurso, depois de Louis Anjos (vencedor em 2012) e Jeferson Dias (vencedor em 2023).
A avaliar a prova final estiveram os chefes António Bóia (JNcQUOI World e Presidente de Júri), Luís Gaspar (Sala de Corte; Chefe do Ano 2017), Marlene Vieira (Marlene, uma estrela Michelin), António Loureiro (A Cozinha, uma estrela Michelin; Chefe do Ano 2014), Andreia Moutinho (Chefe Pasteleira), Rui Martins (Chefe do Ano 2016), Dieter Koschina (Vila Joya; duas estrelas Michelin), Paulo Pinto (ACPP) e Diogo Novais Pereira (Porinhos; Chefe do Ano 2024), como jurado observador.

Jorge Bolito, do The Yeatman, e Vítor Miranda, do Pena Park Hotel e do Biclaque Trajano ficaram em 2.º e 3.º lugares, respetivamente, nesta edição do Chefe do Ano. A final contou ainda com a participação de Afonso Alves, do Mezze, Bruno Garcia, da Fortaleza do Guincho e Mário Santos, do Rossio Gastrobar.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.