NotíciaNotícias

Associação Biodinâmica vai realizar encontro em Amarante, a 17 de Novembro

A ABIOP – Associação Biodinâmica Portugal, vai realizar um encontro com viticultores portugueses, na Casa de Juventude de Amarante (Av. General Silveira, 193). Será dia 17 de Novembro, Sábado. O tema principal será a a vinha e o embate das alterações climáticas. Diz assim o programa: “Nos anos mais recentes o interesse na viticultura biodinâmica tem crescido rapidamente. Devido aos bons relatórios e experiências partilhadas sobre os benefícios das práticas biodinâmicas na estruturação dos solos, crescimento vegetativo e qualidade dos vinhos, muitos produtores têm convertido à Biodinâmica ou estão em processo de conversão.
As alterações climáticas têm causado estragos nas vinhas obrigando a correcções que, por vezes, alteram as características da uva e do vinho. No entanto, as previsões meteorológicas dizem-nos que estes fenómenos (variações extremas no clima) tendem a aumentar de intensidade e a serem mais frequentes.
Como podemos nós então, viticultores, nos preparar para esse embate?
Como pode a Biodinâmica ajudar na protecção e reforço da vinha nestas condições?”
Para abordar estas questões, a ABIOP organizou este encontro internacional, que vai incluir vários viticultores biodinâmicos nacionais e estrangeiros, os quais partilharão as suas experiências. O programa começa às 9:00, e logo a seguir entrarão, por ordem,  Fernando Paiva (da Quinta da Palmirinha),  João Menéres (Quinta do Romeu), Ricardo Palazios (da região de Bierzo, Espanha) e António Ribeiro (Casa de Mouraz). A seguir ao almoço haverá debate entre apresentadores e participantes e logo a seguir uma prova de vinhos. Espera-se que a sessão esteja terminada às 19 horas.
A ABIOP já avisou, contudo, que se houver suficientes pessoas interessadas, realizar-se-á, na sequência deste encontro, um curso de formação em viticultura e vinicultura biodinâmica. Os pormenores serão discutidos no próprio dia.
As inscrições são gratuitas para sócios da ABIOP; os não sócios pagam €60 por pessoa. As inscrições devem ser realizadas até 4 de Novembro para biodinamicaportugal@gmail.com

Escreva um comentário