Rodolfo Queirós, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, assume a função de Presidente da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) para o mandato de 2026/2029. O objectivo é incrementar o desenvolvimento desta entidade, através da agregação de mais parceiros e do crescimento da sua representatividade em todo o território nacional. “Acredito que as rotas dos vinhos têm um papel fundamental na promoção do enoturismo e dos diferentes territórios. Por isso, queremos uma associação mais forte, mais musculada, com mais parceiros e que possa impulsionar dinâmicas de trabalho em rede em todo o país”, isto é, “dar um novo impulso à associação, que passará por dar continuidade e consolidar as ações já desenvolvidas, mas, sobretudo, criar novas dinâmicas e encontrar novas soluções e formas de financiamento”, declara.
A eleição dos novos órgãos sociais da ARVP ocorreu em Assembleia Geral no passado dia 31 de Janeiro, em Estremoz, durante a qual foi aprovada por unanimidade a única lista apresentada. De acordo com o comunicado, o presidente da Mesa da Assembleia Geral é Rui Ventura, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro (ERTC). Foram admitidos ainda três novos associados: a GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional (Açores), a Associação dos Escanções de Portugal (AEP) e a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA).
De acordo com o comunicado a Mesa da Assembleia Geral é constituída pela ERTC, representada por Rui Ventura (Presidente), a AEP, com Tiago Paula (Vice-Presidente) e a Federação das Confrarias Gastronómicas Portuguesas, com Álcides Nóbrega (Secretário). Na Direcção estão Rodolfo Queirós, como Presidente; Ângelo Machado, da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, Pedro Soares, da Rota da Bairrada, e Sara Silva, da CVA, como Vice-Presidentes; José Arruda, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, como Tesoureiro, Manuel Machado, da Federação das Confrarias Báquicas, como Secretário, e Emanuel Pereira, da Associação Madeira Rural, como Vogal. José Santos, da Entidade Regional do Turismo Alentejo e Ribatejo, Paula Santos, da GRATER, e António Oliveira, TOC, são, respectivamente, Presidente, Secretário e Relator do Conselho Fiscal.

