Home-SliderNotíciaNotícias

Aveleda lança vinhos Bairrada, da Quinta d’Aguieira

By 2 de Julho, 2021 Sem comentários

A Quinta d’Aguieira, situada em Águeda, na região da Bairrada, já pertence à Aveleda desde 1997, ano em que António e Luís Guedes — da quarta geração da família — se apaixonaram pelo seu património arquitectónico, pelas vinhas adjacentes e, sobretudo, pela sua garrafeira plena de vinhos brancos e tintos da década de 40, que surpreenderam a dupla com a longevidade que aparentavam. “ Por sua vez, António Azevedo Guedes, da quinta geração, lançou-se logo de seguida num estudo aprofundado das parcelas que compunham os 21 hectares de vinha.

Hoje, a empresa lança quatro novos vinhos de duas marcas da Quinta d’Aguieira, já com algum estágio em garrafa: Arco d’Aguieira branco 2017 (81% Maria Gomes, 17% Chardonnay, Rabo de Ovelha e Bical), Arco d’Aguieira tinto 2016 (95 % Touriga Nacional, 4% Cabernet Sauvignon e Tinta Roriz), Quinta d’Aguieira branco 2018 (90% Maria Gomes, 8%Chardonnay, Rabo de Ovelha e Bical) e Quinta d’Aguieira tinto 2017 (apenas Touriga Nacional).

Quinta d'Aguieira vinhos

António Guedes nas vinhas da Quinta d’Aguieira.

António Guedes explica: “Em virtude da localização da quinta e da natureza dos seus solos, com origem no leito do rio, foram seleccionadas as castas mais adaptadas, com destaque para a Touriga Nacional e a Maria Gomes. Os vinhos desta quinta da Bairrada são reconhecidos pela sua longevidade, e por isso decidimos lançá-los ao mercado com alguns anos de envelhecimento em garrafa”.

Os Arco d’Aguieira (€17,99) serão vinhos produzidos todos os anos, e lançados com um mínimo de dois (para o branco) e três anos (para o tinto) em garrafa. Já os Quinta d’Aguieira (€34,99) serão apresentados ao mercado “apenas em anos excepcionais”, como refere a Aveleda em comunicado.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário