O Grupo Bacalhôa anunciou uma reorganização estratégica na sua equipa de enologia que visa reforçar a posição no mercado nacional e internacional. Esta mudança é liderada pelo CEO do Grupo Bacalhôa Luís Ferreira, que assumiu funções no passado mês de dezembro.
Segundo comunicado da Bacalhôa, promove-se assim a “renovação geracional na sua equipa de enologia, combinando experiência comprovada com novas perspectivas.” Deste modo, Francisco Antunes passa a assumir funções de Director de Enologia do Grupo Bacalhôa, substituindo assim Vasco Penha Garcia que desempenhou o cargo ao longo das últimas décadas. Francisco Antunes, até agora directo responsável pelos vinhos das regiões dos Vinhos Verdes, Douro, Beira Interior, Dão e Bairrada, alcançou, entre outras distinções, o prémio Enólogo do Ano 2023 da Grandes Escolhas.

Vasco Penha Garcia, por seu turno, vai liderar o novo departamento de Relações Institucionais, com o propósito de estreitar laços com parceiros estratégicos e instituições.
Quanto às equipas de enologia da Bacalhôa nas diversas regiões do país, a principal mudança prende-se com a aposentação de Filipa Tomaz da Costa, a decana das enólogas portuguesas e uma figura incontornável do vinho e da Bacalhôa, que após 42 vindimas deixa a direcção da Adega de Azeitão, na Península de Setúbal, continuando embora a oferecer o seu conhecimento à equipa como enóloga consultora. Para o seu lugar foi nomeado João Ramos, enólogo com anteriores experiências em empresas como Esporão e Venâncio da Costa Lima. Magda Costa, até agora, enóloga assistente de Francisco Antunes na Aliança Vinhos de Portugal, em Sangalhos, assume agora a liderança dos vinhos, espumantes e aguardentes, nas regiões do Douro, Beira Interior, Dão e Bairrada. E finalmente, Rui Vieira, na Bacalhôa desde 2022, continuará a desenvolver o seu trabalho como responsável pelos vinhos do Alentejo, na Adega da Quinta do Carmo, em Estremoz.