A mesma alma de Dão, mas agora ainda com mais consciência ambiental. A gama Cabriz abre-se ao bio, a preços que vão de certeza agradar a muita gente. E já ouviu falar de Touriga Nacional branco?
TEXTO Luís Francisco NOTAS DE PROVA Nuno de Oliveira Garcia FOTOS Ricardo Palma Veiga
A gama Cabriz passa a integrar a opção bio, com o lançamento de dois vinhos, um branco e um tinto, que piscam o olho a uma clientela com muito poucas alternativas no mercado. O branco (5.000 garrafas) é um lote de Encruzado, Arinto e Malvasia Fina; o tinto (60.000 garrafas) é feito com partes iguais de Touriga Nacional e Aragonês (Tinta Roriz). Ambos custam 4,99 euros.
Vítor Castanheira, administrador da Global Wines, garante que estes dois vinhos ilustram a filosofia da empresa de procurar sempre a inovação, enquanto Osvaldo Amado, o enólogo da casa, destaca a relevância destas duas novas propostas num mercado diminuto: “Em 15.000 marcas que haverá em Portugal, não chegam a 15, entre brancos e tintos, as referências bio. E eu sei, porque provámos tudo o que havia no mercado.”
Os preços acessíveis prometem ser um argumento interessante, uma vez que as alternativas bio são, normalmente, mais caras. “Queremos chegar a um público bio que se calhar abdica de beber vinho por ser caro….”, confirma Osvaldo Amado. Os portugueses não são, para já, grandes adeptos da vitivinicultura biológica, mas a verdade é que o intenso movimento de turistas nos restaurantes nacionais acaba por influenciar decisivamente o mercado interno…
Como surpresa adicional, foi também apresentado um Touriga Nacional branco 2016, algo de inédito e que envolveu muito trabalho na vinha e na adega, como explica o enólogo: “Entre as mais de 300 toneladas de Touriga Nacional que vindimámos, de vários clones e porta-enxertos, escolhemos a que tinha mais acidez e menos coloração. E mesmo assim só aproveitámos 30% do sumo da uva, que foi colocada inteira na prensa. O vinho cumpriu depois três meses de agitação das borras finas (‘battonage’) no inox.” Foram feitas 5.000 garrafas e o preço será idêntico ao da versão tinto da mesma casta, rondando os 7/8 euros.