Home-SliderNotíciaNotícias

Concurso Vinhos de Portugal quase a encerrar inscrições

By 28 de Abril, 2021 Sem comentários

Organizado pela ViniPortugal, o Concurso Vinhos de Portugal 2021 — a acontecer de 17 a 21 de Maio, em Santarém — contará mais uma vez com especialistas nacionais e internacionais de renome no Júri Regular e Grande Júri, agora revelados. O prazo para inscrição dos vinhos acaba dia 30 de Abril.

No Grande Júri, o destaque vai para a estreia de Adrian Gardoph e Eric Boschman. Natural do Reino Unido, Adrian Gardoph é um profundo conhecedor do sector a nível global. Para além da direcção do IMW, Gardoph conta no seu currículo com a criação de uma agência global de negócios especializada em vinhos da África do Sul, uma empresa de consultoria do sector (Blackrock Wines), a primeira escola da Wine & Spirit Education Trust localizada na Rússia e a única empresa importadora de vinhos de excelência na Jamaica. Já Eric Boschman, sommelier belga, é fundador de La Food and Wine Academy, autor de livros sobre vinho e presença regular em meios de comunicação social onde partilha o seu conhecimento sobre a área dos vinhos. 

À semelhança das edições anteriores do Concurso Vinhos de Portugal, o Grande Júri — presidido por Luís Lopes, fundador e director da revista Grandes Escolhas — volta a contar com a participação de Dirceu Vianna Junior, o primeiro Master of Wine brasileiro e o único de língua portuguesa, Bento Amaral, Diretor de Serviços Técnicos e de Certificação do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, e Miguel Pessanha, Chief Operating Officer da Sogrape Vinhos.

São também conhecidos os nomes de mais especialistas internacionais que vão integrar o painel de avaliação do Júri Regular, responsável por avaliar os vinhos na primeira fase do Concurso, que decorrerá no CNEMA, em Santarém. Destaque para profissionais da Estónia (Rain Veskimae, sommelier e gestor do restaurante Mantel & Korsten, onde o foco é a gastronomia mediterrânea e vinhos, e Verner Lepp, distinguido o prémio de Segundo Melhor Sommelier do seu país) e Reino Unido (Emily Rowe, premiada com o Wines of Portugal Prize pela sua prestação no curso da Wine & Spirit Education Trust).

O continente americano está fortemente representado no Júri Regular do Concurso Vinhos de Portugal 2021, através de especialistas do Canadá (Élyse Lambert MS, sommelier consultora, vencedora do título de Best Sommelier of Americas 2009, Best Sommelier of Canada 2015, e com a quinta posição do Best Sommelier of the World, Argentina 2016); dos Estados Unidos da América (Peter Granoff MS, co-proprietário de várias empresas de restauração na área dos vinhos em São Francisco e Califórnia), e do México (Claudia Treviño, com 12 anos de experiência enquanto sommelier e consultora na indústria vinícola e Embaixadora de Vinhos de Portugal em 2017).

O período de inscrições no Concurso Vinhos de Portugal decorre até 30 de Abril, e o registo pode ser feito no site do Concurso Vinhos de Portugal.

A primeira fase do Concurso decorrerá de 17 a 19 de Maio — no CNEMA, em Santarém — na qual os vinhos inscritos serão avaliados pelo Júri Regular. Já Setúbal é o distrito anfitrião da fase final, onde o Grande Júri reunirá, nos dias 20 e 21 de Maio, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os vencedores serão conhecidos na Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 21 de Maio.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário