Home-SliderNotíciaNotícias

“Portugal à Prova”, sucesso no ecrã e no copo

By 30 de Abril, 2021 Sem comentários

TEXTO Luís Lopes

Na noite de 25 de Abril (data auspiciosa), desligadas as câmaras e a iluminação, retirados os microfones e auriculares, olhámos uns para os outros e vimos que não era preciso dizer nada, já todos tínhamos chegado à mesma conclusão: o primeiro Portugal à Prova foi um enorme sucesso. O evento organizado pelo jornal Público e pela revista Grandes Escolhas decorreu ao longo de três dias e entrou em casa de milhares de pessoas através das habituais plataformas digitais.

Os anfitriões, nos estúdios montados no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, e os apreciadores, no conforto de suas casas, puderam assim provar em conjunto e discutir e comentar online, uma vez que cada uma das 8 provas temáticas e 11 provas de regiões e produtores incluiu um pack com os vinhos dessa prova, enviado aos participantes a um preço muito especial e com portes grátis, num desafio de logística de vinhos sem paralelo no nosso país. No total, contabilizaram-se 19 provas, dois debates (um sobre castas portuguesas, outro, sobre sustentabilidade), e 65 vinhos distintos que chegaram às mesas e aos copos dos aficionados de coisas boas, um pouco por todo o país. As gravações destas provas vão continuar disponíveis online através do website do Público.

Com o patrocínio Continente, participaram no evento, com provas específicas, as Comissões Vitivinícolas Regionais de Bairrada, Dão, Lisboa, Península de Setúbal e Tejo, e ainda os produtores Bacalhôa, Quinta do Gradil, Quinta de Ventozelo, Sogrape e Tapada do Chaves. As provas temáticas exclusivas, orientadas por Manuel Carvalho e Luís Lopes, abordaram temas tão desafiantes quanto “Os vinhos do barro”, “Vinhas velhas”, “Vinho do Porto” ou “A arte do blend” e foram ainda aprofundadas as castas Alvarinho, Encruzado, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, tudo com vinhos de topo a acompanhar, claro.

No final ficou a satisfação de “missão cumprida” e a certeza de que este é apenas o primeiro de vários “Portugal à Prova”. A entusiástica adesão por parte de regiões e produtores e a receptividade dos apreciadores de vinho dizem-nos que temos tudo para continuar.

As sessões das Provas Especiais do “Portugal à Prova” estão agora disponíveis para visualização livre, no canal de YouTube do Público.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário