0%

Grupo Abegoaria contrata enólogo António Braga e aposta nos Fine Wines

Com o objectivo de desenvolver a categoria de “Fine Wines” — expressão internacional para vinhos premium ou de “topo” — o Grupo Abegoaria conta agora com a colaboração de António Braga, enólogo português com um reconhecido percurso, mais recentemente na Sogrape, onde liderou, durante vários anos, a enologia de algumas das marcas mais prestigiadas deste grupo.

O projecto Abegoaria tem a sua génese na sub-região alentejana Granja-Amareleja, onde hoje é responsável por 90% da produção vinícola. Como afirma a empresa em comunicado “acreditando que quem melhor defende a identidade local dos vinhos portugueses, a economia local e as suas populações, é o associativismo e as parcerias”, a Abegoaria alargou a sua actividade também ao Douro, Lisboa, Tejo, Dão, Vinhos Verdes e, nos últimos tempos, ao Algarve, Beira Interior e Açores. Em 2021, adquiriu a Vidigal Wines, empresa detentora de marcas com sucesso internacional, como Porta 6, Reserva dos Amigos, Brutalis, entre outras. Com esta compra, reforçou a sua forte posição nacional e internacional, passando a exportar para mais de 40 mercados. Na distribuição moderna, o Grupo Abegoaria está presente com vinhos bem conhecidos dos portugueses, como Piteira, Portal de São Braz, Vinha Maria Ana, Granja Amareleja, Abelharuco, Fonte da Perdiz, entre outras.

Granja Amareleja
Herdade da Abegoaria dos Frades, em Mourão. ©Abegoaria

António Braga — que em tempos anteriores passou, profissionalmente, também pela Califórnia, Argentina, Chile e Nova Zelândia, e pelo produtor duriense CARM — confessa que “o projecto de criação de uma gama de Fine Wines no Grupo Abegoaria é não só desafiante, como extremamente motivante. O grupo demonstra um enorme compromisso no desenvolvimento desta categoria e estou muito satisfeito por fazer parte dele!”.

Já Manuel Bio, CEO da Abegoaria, explica: “É com muita satisfação que vejo António Braga juntar-se ao projecto e à estratégia de crescimento do grupo. Nestes últimos anos, temos trabalhado com muita humildade na recuperação de projectos nacionais e na preservação da identidade da produção nacional, consolidando a nossa posição no mercado nacional e trabalhando na expansão internacional. Queremos continuar este caminho, mas criando ainda mais valor para toda a cadeia; para a organização, para os nossos parceiros e para os nossos consumidores”.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.