Home-SliderNotíciaNotícias

Symington anuncia vinhos do Porto Vintage 2020 com duas especialidades

By 14 de Abril, 2022 Sem comentários

A Symington Family Estates acaba de comunicar que engarrafou três vinhos do Porto Vintage de 2020, com destaque para duas edições especiais, que assinalam marcos históricos deste ano: o bicentenário da Graham’s e os 350 anos da Warre’s. O Vintage Dow’s Quinta do Bomfim completa o trio, que irá ser disponibilizado en primeur. Estes lotes foram selecionados por Charles Symington, enólogo principal da empresa familiar, que concluiu que após uma avaliação dos vinhos mais promissores das melhores propriedades, a sub-região do Cima Corgo tinha dado origem aos vinhos mais notáveis.

O ano de 2020 teve a colheita mais pequena da Symington, do século XXI – “tendo a produção nas propriedades da Symington no Alto Douro estado 21 por cento abaixo da média da última década”, diz a empresa – mas, e apesar da quantidade reduzida, gerou vinhos “incrivelmente concentrados, estruturados e retintos”, desenvolve. Como tal, a família decidiu, excepcionalmente, proceder ao engarrafamento e lançamento limitado do Graham’s Porto Vintage 2020 Edição do Bicentenário (3 mil garrafas), e do Warre’s Vinhas Velhas Porto Vintage 2020 Edição dos 350 Anos (2400 garrafas), a partir de lotes provenientes exclusivamente de um número reduzido de parcelas das propriedades do Cima Corgo. “Tal foi a qualidade desta sub-região”, que a Symington decidiu, também, disponibilizar uma pequena quantidade de Porto Vintage Dow’s Quinta do Bomfim 2020 (1200 garrafas).

“O ano 2020 foi particularmente desafiante no Douro. A região foi assolada por ondas de calor recorde que determinaram assinaláveis quebras nas produções e também no volume da colheita, na ordem dos 40 por cento face às previsões iniciais. Castas que normalmente avançam as maturações de modo sequencial, convergiram em uníssono pelo que tiveram de ser vindimadas ao mesmo tempo. Adaptámo-nos às condições e vindimámos as parcelas em função das cotas de altitude e vinificámos castas diferentes conjuntamente, o que originou vinhos muito complexos e concentrados”, explica Charles Symington.

“Orgulho-me muito das duas edições limitadas de Portos Vintage 2020 da Graham’s e da Warre’s. Estes demonstram os benefícios dos conhecimentos multigeracionais que a nossa família possui das suas propriedades e dos microclimas, o que nos permitiu produzir vinhos tão equilibrados e elegantes num ano como 2020. Acredito que representam dignos testemunhos dos 200 anos da Graham’s e dos 350 anos da Warre’s e que estão destinados a tomar o seu lugar no pódio dos grandes Portos Vintage destas duas casas históricas”, conclui.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário