Home-SliderNotícias

Há um Monumento Nacional no Esporão

By 4 Fevereiro, 2019 Sem comentários

O Complexo Arqueológico dos Perdigões é um sítio arqueológico pré-histórico com mais de 16 hectares, construído por diversas comunidades entre os anos 3500 e 2000 A.C. Situando-se a cinco quilómetros da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, foi agora aprovado, em Conselho de Ministros, como Sítio de Interesse Nacional/Monumento Nacional.
Este Complexo inclui um santuário megalítico, com vários menires, um vasto conjunto de recintos cerimoniais delimitados por fossos concêntricos, e outros monumentos de contexto funerário. Algumas das peças mais relevantes, provenientes das escavações, estão expostas na Torre do Esporão, que acolhe o Museu Arqueológico do Complexo dos Perdigões.
O Esporão assumiu, aquando da descoberta deste sítio em 1996, a responsabilidade pela salvaguarda, protecção e divulgação do conjunto patrimonial, votando não plantar vinha nessa área e participando financeiramente na investigação científica.
Nos programas de enoturismo da empresa estão disponíveis visitas ao local, enquanto decorrerem as escavações arqueológicas, e também ao Centro Histórico, onde se encontra parte do espólio.

Escreva um comentário