Home-SliderNotíciaNotícias

IVDP distingue Quinta dos Murças com prémio de sustentabilidade

By 21 de Julho, 2021 Sem comentários

A Quinta dos Murças acaba de ser galardoada, pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), com o Prémio Vintage IVDP Ambiente e Sustentabilidade 2020. A propriedade duriense do Esporão —na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão — tem toda a sua área de produção certificada como biológica.

José Luís Moreira da Silva, enólogo da Quinta dos Murças e de outros projectos do Esporão, explica o caminho que tem sido feito na propriedade, neste campo da sustentabilidade: “Iniciámos o projecto ‘PGBE-QM Plano de Gestão de Biodiversidade e Ecossistemas da Quinta dos Murças’ em 2017, juntamente com a ADVID, o centro de Ecologia Funcional CEF da Universidade de Coimbra, a Sociedade Portuguesa de Botânica, o CIBIO-InBio, a FCUL e mais recentemente com a NBI. Centrámo-nos na avaliação de vários grupos indicadores de biodiversidade e do estado ecológico das vinhas e sua área envolvente, de forma a compreendermos o impacto das boas práticas de gestão agro-ecológica na biodiversidade da fauna e flora, e na dinâmica das interacções entre potenciais pragas e fauna auxiliar. Este reconhecimento, por parte do IVDP, dá-nos motivação adicional para continuarmos o trabalho que iniciámos em 2011, contribuindo para um Douro mais ecológico e sustentável”.

Os Prémios Vintage IVDP foram criados com o intuito de incentivar e distinguir pessoas, instituições e projectos que estejam relacionados, directa ou indirectamente, com a Região Demarcada do Douro. Com diversas categorias, pretendem ser um “estimulo à inovação tecnológica, ao desenvolvimento técnico-científico, ao progresso no conhecimento das dinâmicas da sociedade, ao empreendedorismo, à sustentabilidade ambiental, económica e social, o estudo e preservação do património enquanto ativo cultural incontornável, enquanto áreas prioritárias para o progresso da Região Demarcada do Douro, do seu território, das suas gentes, da vinha, do vinho, e dos mercados”. 

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário