Home-SliderNotíciaNotícias

Já há vinhos do Alentejo no mercado com selo de Produção Sustentável

By 8 de Julho, 2021 Sem comentários

Certificação inédita em Portugal, o selo de Produção Sustentável dos Vinhos do Alentejo — criado pelo Programa de Sustentabilidade da Comissão Vitivinícola desta região (CVRA) — já pode ser encontrado em garrafas de vinho da Herdade dos Grous e da Herdade dos Coelheiros, ambas marcas presentes nos supermercados.

Esta certificação reconhece os produtores da região que cumprem os 171 requisitos estabelecidos pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, entre eles as boas práticas de poupança de recursos; promoção da biodiversidade; utilização de energias renováveis, protecção dos solos ou o fomento de iniciativas que envolvam toda a comunidade na adopção de comportamentos sustentáveis. Alem do mais, o selo de Produção Sustentável dos Vinhos do Alentejo é atribuído por quatro organismos distintos: Bureau Veritas, Certis, Kiwa Sativa e SGS.

Francisco Mateus, presidente da CVRA, garante que “Este é um passo histórico para o sector vitivinícola português, que ilustra uma acentuada mudança no modo de pensar a produção sustentável em Portugal. A partir de agora, os consumidores poderão facilmente identificar os produtores alentejanos que, ao longo dos últimos anos, trilharam um caminho que permitiu alterar práticas, continuando a disponibilizar vinhos de excelência e respeitando, sempre, o ecossistema”. A CVRA estima que, ainda este ano, mais produtores adquiram este reconhecimento.

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo é uma iniciativa pioneira que conta já com 448 produtores associados, que representam mais de 42% da área de vinha da região.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário