Oportunidade única para os apreciadores de Moscatel de Setúbal ou para colecionadores de vinhos raros. A José Maria da Fonseca vai proceder ao leilão público de um dos seus vinhos mais exclusivos: o Moscatel Roxo de Setúbal Superior 1918.
O leilão terá lugar nas vetustas instalações da Casa Museu da José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, no próximo dia 25 de Outubro e será o ponto alto de um jantar limitado a 70 lugares para o qual estão abertas as inscrições. A exemplo de outros leilões de vinhos raros que a casa tem promovido com regularidade desde 2008, prevê-se uma grande disputa pela licitação das 100 garrafas numeradas, entre as 184 existentes deste precioso vinho.
O pretexto para este acontecimento é comemoração dos 184º aniversario da J.M. da Fonseca e os 100 anos de nascimento de Fernando Soares Franco, o rosto da 5º geração da família à frente dos destinos da empresa. O vinho, segundo o comunicado distribuído à imprensa, foi cuidadosamente escolhido entre as relíquias existentes na Adega dos Teares Velhos e celebra por isso a visão e a obra de Fernando Soares Franco, um entusiasta pela viticultura e pela casta Moscatel Roxo de Setúbal em particular. Foi em grande parte devido à sua acção determinada que esta casta foi salva da extinção nas décadas de 70 e 80 e por isso o vinho agora lançado coincide com o seu ano de nascimento.
Para enriquecer ainda mais este leilão, a cargo da leiloeira Palácio do Correio Velho, para além das garrafas de Moscatel Roxo de Setúbal Superior de 1918, estarão em licitação num total de 34 lotes outras colheitas antigas de Moscatel de Setúbal e aguardentes, uma garrafa de Apothéose, um Bastardinho de Azeitão com mais de 80 anos, do qual irão apenas ser produzidas 40 garrafas.
A participação no leilão e o jantar que o precede está sujeita a uma inscrição no valor de 60€. Informações e inscrição: teresa.pereira@jmfonseca.pt ou pelo telef. 212 197 500