Lançado pela Porto Business School, em parceria com a UTAD, o curso Managing Wine Businesses está a decorrer nas instalações da primeira, em todas as segundas-feiras entre 14 de Janeiro e 4 de Fevereiro. Sob a alçada de uma equipa de coordenadores de altíssimo nível, composta por Daniel Bessa, João Nicolau de Almeida e João Rebelo, este programa destina-se a executivos e responsáveis empresariais com intervenção na “cadeia de valor do vinho”, a viticólogos e viticultores, enólogos e intervenientes nas fases de distribuição ou do comércio de retalho.
Os formandos irão adquirir competências ao nível da cadeia de valor do vinho; gestão dos negócios associados à viticultura e à produção, distribuição e comércio de vinhos; tendências de evolução do comércio internacional, a especificidade dos mercados e a diversidade dos circuitos de distribuição e de promoção; tipologia dos vinhos com as características de mercados e consumidores; implementação de um sistema de custeio e calcular o custo de produção, inerente às diferentes fases da supply chain, desde as uvas ao vinho colocado no mercado final; sistema de controlo de gestão; e leitura e interpretação da informação proporcionada pelos documentos contabilístico-financeiros. Além de tudo isto, há a possibilidade de frequentar um módulo adicional no Institut des Sciences de la Vigne et du Vin, na Universidade de Bordéus.
O curso já está a decorrer, mas vale a pena consultar o link pbs.up.pt/pt/programas/open-executive-programmes/managing-wine-businesses para obter mais informações e ver o corpo de docentes. Haverá sempre um próximo…