Home-SliderNotíciaNotícias

Novos Herdade Grande Garrafeira homenageiam António Lança

By 20 de Dezembro, 2021 Sem comentários

Em 1920, a família Lança instalou-se na Herdade Grande, propriedade agrícola situada a cerca de 5km da Vidigueira, no Baixo Alentejo. Mas foi o agrónomo António Lança que, desde 1980, foi fazendo evoluir o projecto vínico de forma estratégica, restruturando as vinhas existentes com castas que considerou pertinentes, entre variedades nacionais e internacionais, o que levou ao património actual de 60 hectares de vinha. Em 1997, a Herdade Grande começou a engarrafar os próprios vinhos. Recentemente, em 2020, o produtor assinalou o seu centenário, já testemunhado pela quarta geração da família a gerir o projecto, na figura de Mariana Lança, agrónoma, mestre em Viticultura e Enologia e filha de António Lança.

Herdade Grande Garrafeira

©Herdade Grande

Agora, a Herdade Grande anuncia o lançamento de dois novos topos de gama — os Herdade Grande Garrafeira branco e tinto — vinhos que homenageiam os 75 anos de vida de António Lança, bem como os 25 anos que passaram desde o seu primeiro rótulo. Mariana Lança explica que ”são edições exclusivas, de apenas 650 garrafas, vinhos inéditos que, até pelo seu processo, evocam os valores de tradição e experimentalismo sempre partilhados pelo meu pai, responsável pela introdução de novas castas na Vidigueira. Esta é uma homenagem que muito nos orgulha e inspira”.

Diogo Lopes, enólogo consultor da casa, desvenda sobre o Garrafeira branco 2019: “O Engenheiro António Lança, sempre no seu jeito apaixonado, desafiou-nos para criar algo único. Assim, graças à nossa experiência com as talhas, fundimos a identidade ancestral do pote barro, onde entraram as melhores uvas da nossa vinha velha, juntamente com a melhor barrica da colheita de 2019, um Viosinho de enorme destaque”. E sobre o Garrafeira tinto 2018, o enólogo diz que “É um lote do melhor Alicante Bouschet e do melhor Sousão, juntando ao que é emblemático do Alentejo com uma variedade que António Lança introduziu de forma pioneira na região, com os resultados conhecidos. Seguiu-se depois o devido estágio em garrafa, a evocar a tradição dos Garrafeira. São vinhos que honram a pessoa, a história e a sua visão”.

Os Herdade Grande Garrafeira tinto 2018 e branco 2019 têm um p.v.p. de €80.

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário