Notícias Vinho

O renascimento dos vinhos da Moldova

A tradição de fazer vinho nasceu na Moldova (ou Moldávia, como também é conhecido este país) muito antes de Cristo. As evidências arqueológicas são bastante convincentes. Mas é na história mais recente que surge a maior ambição e o esforço em afirmar-se como um país produtor de vinhos de qualidade.

TEXTO Valéria Zeferino
FOTOS DR

Na segunda parte do século XIV a Moldova estabeleceu relações comerciais com a Rússia, Ucrânia e Polónia. Depois de um período de estagnação na produção de vinho durante o domínio do Império Otomano, devido ao Islão, acabou por ser adicionada à Rússia em 1812, o que impulsionou novamente a actividade vitivinícola. No final do século XIX foram trazidas videiras de França, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay.
Na época da União Soviética, a Moldova tornou-se na sua maior região vitivinícola e no início dos anos 80 contava com 240 mil hectares de vinha (quase como em Portugal há alguns anos). A campania anti-alcoólica de Gorbachev entre 1985 e 1987 reduziu a área de vinha quase para metade e resultou em grandes prejuízos.
Após a dissolução da União Soviética em 1991, começou a reestruturação do sector do vinho.

Os investimentos obtidos ajudaram a modernizar a produção nas adegas públicas de dimensões industriais e começaram a surgir produtores privados. A Rússia continuava a ser o seu principal mercado e por isto as crises na relação entre os países em 2006 e 2011 deixaram a Moldova sem possibilidade de escoar os seus vinhos.
Mas há males que vêm por bem. A única solução era diversificar os mercados, subir os padrões de qualidade, ajustar a legislação vitivinícola em conformidade com as normas europeias e criar uma política de promoção.
Actualmente, 80% do vinho produzido na Moldova é exportado para mais de 50 países. Embora os principais mercados continuem a ser ex-repúblicas soviéticas (Bielorússia, Casaquistão, Rússia e Ucrânia), alguns paises da Europa Central (República Checa, Polónia e Eslováquia) e a vizinha Roménia. Os vinhos moldavos também já apareceram nos mercados dos Estados Unidos e China. No entanto, apenas 40% dos vinhos são engarrafados; a maior parte ainda é vendida a granel.

Três grandes regiões

O clima da Moldova é continental com 2.100-2.500 horas de sol por ano e precipitação anual de 350 a 600 mm (como no nosso Douro Superior ou Cima Corgo). No pico de verão as temperaturas podem atingir mais de 40˚C e no inverno normalmente ficam ao nível de 15˚C negativos e podem cair até 30˚C negativos.
Os solos maioritariamente férteis, muito escuros e ricos em humus, não são geralmente os melhores para viticultura, mas o clima bastante seco obriga as videiras a desenvolverem as suas raízes em profundidade, em busca de água para chegarem à rocha-mãe.
Neste momento, na Moldova existem três Indicações Geográficas Protegidas, como pode ver no mapa anexo.
A maior em termos de área plantada é Codru, situada no centro do país e conta com mais de 61 mil hectares de vinha. Tem o clima continental com invernos longos e rigorosos, e verões e outonos quentes. A topografia é representada pelos vales cobertos de florestas e atravessados por pequenos rios, permitindo aproveitar diferentes exposições. Aqui é produzido maioritariamente vinho branco e espumante. É nesta região que ficam as famosas caves subterrâneas de Cricova e Milestii Mici.
Ştefan Vodă fica no sudeste da Moldova e tem fronteira com Codru. O clima é moderadamente continental com influência do mar Negro. Nos terraços de baixa altitude (cerca de 120 metros) estão plantados apenas 10 mil hectares de vinha com predominância das castas tintas.
No sudoeste, ao longo da fronteira com a Roménia estende-se a região mais quente e mais seca da Moldova – Voul lui Traian. O clima aqui é mediterrânico com verões quentes e secos e invernos curtos e mais temperados. Caracteriza-se por planícies e planaltos nas altitudes que variam entre 5 e 310 metros. Dos mais de 43 mil hectares de vinha, 60% são castas tintas. É nesta região que também se produzem vinhos licorosos.

Sabia que...

. As adegas subterrâneas mais fundas do mundo são na Moldova. A Milestii Mici (na foto) atinge quase 100 metros de profundidade! A colecção de vinhos desta adega entrou no Livro dos Recordes do Guiness em 2005 como a maior do mundo, com mais de um milhão e meio de garrafas. O vinho mais antigo desta colecção é de 1969.
. Krikova é praticamente uma cidade vínica subterrânea. Estende-se por 70 km de ruas com nomes das castas, onde podem circular carros. É também o maior produtor da Moldova de espumante feito pelo método clássico. É uma “Enoteca Estatal”, onde estão guardados os vinhos não só da Moldova, mas de outras regiões mundiais (Bordeaux, Bourgogne, Mosel, Vinhos do Porto entre outros).

Castas europeias e autóctones

Cerca de 70% das videiras moldavas são de castas brancas. A maioria das castas são europeias (Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Pinot Grígio, Riesling, entre outras), somando no total 73%. 17% são castas de Cáucaso como Saperavi, Rkatsiteli, por exemplo, e 10% castas autóctones, como Feteasca Alba, Feteasca Regala, Feteasca Neagra, Rara Neagra, Plavai, Viorica etc.
Fetească Albă em tradução significa “menina branca”e é cultivada na Moldova desde há séculos. É uma casta resistente a temperaturas baixas de inverno. Origina vinhos com bastante corpo, acidez média e aromas de fruta cítrica, fruta de caroço e notas florais. É utilizada para fazer vinhos brancos (secos e doces) e espumantes. Um cruzamento natural de Fetească Albă com Furmint resultou em Feteasca Regala.
Fetească Neagră, como é fácil de adivinhar significa “menina negra”. É uma casta tinta, também muito antiga, cultivada na Moldova. Foi praticamente extinta durante a época da União Soviética e começou a ser replantada nos anos 2000. Tem vantagens de ser resistente ao frio e ao calor. Amadurece tarde. A sua pele grossa produz vinhos concentrados de cor e tanino. Dá vinhos encorpados com aromas intensas de especiaria, fruta preta e vermelha, sobretudo ameixa e cereja. Utilizada muitas vezes em lotes com Cabernet e Merlot, mas também em monovarietais.
Rara Neagră significa “negra rara” e tem várias sinonimias. Também é uma casta tinta, mas ao contrário da Fetească Neagră produz tintos leves e com acidez pronunciada.
Com os seus outonos prolongados e temperaturas negativas no Inverno, a Moldova tem todas as condições para produzir óptimos colheitas tardias e ice wine de uma forma regular e consistente.
A tradição de fazer vinhos licorosos na Moldova surgiu ainda na altura da Bessarábia. Mais tarde foi com sucesso exportado para a Rússia em substituição do vinho opaco que vinha da região francesa Cahors, propositadamente adocicado para servir como vinho de missa na Igreja Ortodoxa. Ficou conhecido como Kagor, Cagor ou Cahor. A sua produção não tinha nada a ver com Cahors francês, que é um vinho seco feito maioritariamente da casta Malbec. Kagor costumava a ser produzido de Cabernet Sauvignon; praticava-se o aquecimento do mosto e paragem de fermentação pela adição de destilado.
Desde Março deste ano, na sequência do acordo assinado com União Europeia, a Moldova deixou de usar nos rótulos os nomes genéricos que são indicações geográficas de outros países, como por exemplo Champagne ou Cognac. O Kagor também ficou abolido e passou a ser chamado Pastoral.

A Moldova em Portugal

Fáutor e Château Varterly, duas das mais prestigiadas e premiadas empresas vinícolas da Moldova, são algumas das representadas em Portugal pela Atlantikdynamik, que aposta decididamente na sua divulgação no nosso país.
Fáutor é uma adega familiar. Foi fundada nos finais do século XX e conseguiu modernizar-se no início dos anos 2000, renovando equipamento e replantando as vinhas. Actualmente tem 350 hectares com castas indígenas e internacionais. Curiosamente, é o único produtor a trabalhar com castas ibéricas como Alvarinho e Tempranillo e faz vinhos varietais e lotes com castas autóctones. Conquistou reconhecimento quer no mercado nacional, quer internacionalmente. Em 2017 foi o produtor moldavo mais premiado em concursos internacionais.
Château Vartely Winery foi fundado em 1996 com ambição e convicção. Situado perto de Chisinau, possui cerca de 300 hectares de vinha em duas regiões – Codru e Vlul lui Traian – e trabalha com castas internacionais e indígenas. Também faz uma boa performance em concursos internacionais e tem uma forte aposta no enoturismo.

EM PROVA

  • Quinta das Bágeiras Pai Abel
    Bairrada, Branco, 2016

    18.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Empatia
    Alenquer, Vital, Branco, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Ma+Ru+Fa
    Regional Tejo, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta das Maias
    Dão, Jaen, Tinto, 2015

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vieira de Sousa Vinhas Velhas
    Douro, Grande Reserva, Tinto, 2013

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • JP
    Regional Península de Setúbal, Tinto, 2017

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Sidónio de Sousa Vinho d’Autor
    Bairrada, Baga, Tinto, 2009

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Ravasqueira Premium
    Regional Alentejano, Alicante Bouschet, Tinto, 2014

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Pessegueiro
    Douro, Tinto, 2016

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Olho do Pé Vinhas Velhas
    Douro, Reserva, Branco, 2015

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade do Sobroso Cellar Selection
    Alentejo, Syrah & Alicante Bouschet, Tinto, 2016

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta dos Murças Minas
    Douro, Tinto, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Aliança XO Aguardente Vinica Velha 20 Anos
    Sem DO / IG, Aguardente,

    18.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Fonte Mouro
    Regional Alentejano, Reserva, Tinto, 2015

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Invejosa
    Palmela, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Valmaduro Premium
    Regional Lisboa, Sauvignon Blanc, branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Assobio
    Douro, Branco, 2018

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Alteza
    Regional Lisboa, Tinto, 2015

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Rocca delle Macìe Chianti Classico
    Itália, Reserva, Tinto, 2013

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Periquita
    Regional Península de Setúbal, Reserva, Tinto, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade Paço do Conde
    Regional Alentejano, Colheita Seleccionada, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Esperança
    Regional Alentejano, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Valle de Passos
    Trás-os-Montes, Reserva, Branco, 2015

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Malo Platinum Vinhas Velhas
    Regional Península de Setúbal, Grande Reserva, Tinto, 2015

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Soalheiro Oppaco
    Regional Minho, Branco, 2015

    17
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Piloto Collection
    Regional Península de Setúbal, Touriga Nacional, Tinto, 2015

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Cortes de Cima
    Regional Alentejano, Syrah, Tinto, 2014

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casa Abel
    Regional Lisboa, Rosé, 2016

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Beyra Quartz
    Beira Interior, Reserva, Branco, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Ravasqueira Vinha das Romãs
    Regional Alentejano, Superior, Tinto, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Monte Mayor
    Regional Alentejano, Branco, 2015

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Mensagem
    Regional Tejo, Branco, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de Gomariz
    Vinho Verde, Grande Escolha, Branco, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Encosta do Xisto
    Vinho Verde, Espadeiro, Colheita Seleccionada, Rosé, 2017

    15
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Real Companhia Velha
    Sem DO / IG, Espumante branco, 2013

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Maximo’s
    Do Tejo, Grande Escolha, Tinto, 2013

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Uivo
    Douro, Tinta Francisca, Tinto, 2016

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casa de Paços
    Regional Minho, Arinto, Reserva, Branco, 2016

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • X Bardos
    Douro, Tinto, 2013

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Alorna
    Do Tejo, Alvarinho e Viognier, Reserva, Branco, 2017

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Badula
    Regional Tejo, Tinto, 2013

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Nana
    Regional Tejo, Touriga Nacional e Aragonês, Rosé, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Soalheiro Primeiras Vinhas
    Vinho Verde Monção e Melgaço, Alvarinho, Branco, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Pacheca
    Douro, Touriga Nacional, Reserva, Rosé, 2017

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Terrenus Vinhas Velhas
    Alentejo, Reserva, Branco, 2015

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Monte Cascas Vinha da Carpanha
    Dão, Tinto, 2012

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Portas d’el Rei
    Beira Interior, Colheita Seleccionada, Tinto, 2014

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Prazo da Cotovia
    Sem DO / IG, Moscatel Galego, Branco,

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casa das Buganvílias Limited Edition
    Vinho Verde, Vinhão,Touriga Nacional, Tinto, 2017

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Rezingão
    Douro, Tinto, 2016

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Massorra
    Regional Minho, Arinto, Branco, 2017

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Euphoria
    Regional Algarve, Tinto, 2015

    15.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • DR Tawny 30 anos
    Porto, Tawny 30 anos, Licoroso,

    18.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Evidência
    Dão, Encruzado, Reserva, Branco, 2017

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Deu la Deu
    Vinho Verde Monção e Melgaço, Alvarinho, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de Cidrô
    Regional Duriense, Chardonnay, Branco, 2016

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Adega de Favaios Moscatel 10 anos
    Douro, Tawny, Licoroso,

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vinhas da Ira
    Regional Alentejano, Tinto, 2011

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Maynard’s 10 Anos
    Porto, Licoroso,

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Procura
    Regional Alentejano, Branco, 2015

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade do Rocim
    Regional Alentejano, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Poço do Lobo
    Bairrada, Reserva, tinto, 2015

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Conde d’ Ervideira Private Selection
    Alentejo, Branco, 2017

    17
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Beyra
    Beira Interior, Tinto, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Muxagat Os Xistos Altos
    Douro, Rabigato, Branco, 2014

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Bota Velha Vinhas Antigas
    Douro, Branco, 2017

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Cisne
    Douro, Tinto, 2013

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Anselmo Mendes Curtimenta
    Vinho Verde Monção e Melgaço, Alvarinho, Branco, 2016

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Dona Anca
    Regional Tejo, Tinto, 2015

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Esteva
    Douro, Tinto, 2015

    15.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Dom Gabriel
    Regional Alentejano, Tinto, 2016

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Dow’s 10 Anos
    Porto, Licoroso,

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Esporão
    Alentejo, Reserva, Tinto, 2015

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de S. José
    Douro, Touriga Nacional, Tinto, 2016

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Cardeal Dom Guilherme
    DO Tejo, Reserva, Tinto, 2015

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de S. José
    Douro, Tinto, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Paciência
    DO Tejo, Moscatel Graúdo, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Covela Edição Nacional
    Vinho Verde, Arinto, Branco, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Ribeiro Santo
    Sem DO / IG, Espumante Branco,

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Poema
    Vinho Verde Monção e Melgaço, Alvarinho, Reserva, Branco, 2014

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Paulo Laureano Selectio
    Alentejo, Tinta Grossa, Tinto, 2015

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Lapa
    Regional Tejo, Touriga Nacional, Tinto, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Montes Claros
    Alentejo, Garrafeira, Tinto, 2014

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Monte da Capela Private Selection
    Alentejo, Tinto, 2013

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Mythos
    Regional Tejo, Tinto, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Defesa do Esporão
    Regional Alentejano, Tinto, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Pegos Claros
    Palmela, Grande escolha, Tinto, 2015

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de Cidrô
    Regional Duriense, Sauvignon, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casa das Gaeiras
    Òbidos, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de Chocapalha
    Regional Lisboa, Sauvignon, Branco, 2016

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Doispontocinco
    Beira Interior, Branco, 2016

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Monte Branco
    Regional Alentejano, Tinto, 2013

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casa Amarela
    Douro, Grande Reserva, Branco, 2017

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Barros Vintage
    Porto, Vintage, Licoroso, 2016

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Monte Alegre
    Regional Península de Setúbal, Reserva, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Minho
    Vinho Verde (Ave), Loureiro, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta das Cerejeiras
    Òbidos, Grande Reserva, Branco, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade da Calada Block N.º3
    Regional Alentejano, Tinto, 2015

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Aromas das Castas
    Vinho Verde, Alvarinho,Loureiro, Grande Escolha, Branco, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Monte velho
    Regional Alentejano, Antão Vaz, Roupeiro e Perrum, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Château Margaux
    França, Tinto, 1996

    19.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de S. Francisco
    Óbidos, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Villa Oliveira
    Dão, Touriga Nacional, Tinto, 2009

    18
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Esporão
    Regional Alentejano, Verdelho, Branco, 2017

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta das Bágeiras
    Bairrada, Garrafeira, Tinto, 2015

    18.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Marquês de Marialva Blanc de Blancs
    Regional Beira Atlântico, Espumante Branco,

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Condado de Vinhas
    Regional Alentejano, Tinto, 2015

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Pequeno Pintor
    Regional Alentejano, Tinto, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Churchill’s LBV
    Porto, LBV, Licoroso, 2012

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Duas Quintas
    Douro, Reserva, Branco, 2017

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Ilha
    Regional Madeirense, Tinta Negra, Tinto, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade do Rocim Clay Aged
    Alentejo, Branco, 2017

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Fiuza
    Regional Tejo, Cabernet Sauvignon, Tinto, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Viña Tondonia
    Rioja, Espanha, Reserva, Branco, 2003

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • António Madeira
    Dão, Branco, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Serrado
    Dão, Encruzado, Branco, 2014

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Trans Douro Express Douro Superior
    Douro, Tinto, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Volúpia
    Bairrada, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Procura na Ânfora
    Regional Alentejano, Branco, 2017

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Sericaia Tapada do Coronel
    Regional Alentejano, Tinto, 2015

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Raposeira Velha Reserva
    Sem DO / IG, Espumante Branco, 2009

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Hibernus Premier Vintage
    Beira Atlântico, Espumante branco, 2015

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Piloto
    Palmela, Reserva, Espumante Branco, 2014

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Santos da Casa Fazem Milagres
    Douro, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Plainas
    Vinho Verde, Vinhão, Escolha, Tinto, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Rovisco Pais Premium
    Setúbal, Tinto, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Alorna Colheita Tardia
    Do Tejo, Tinto, 2013

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • S Esporão
    Alentejo, Syrah, Tinto, 2012

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Scala Coeli
    Regional Alentejano, Tinto, 2009

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Gradil
    Regional Lisboa, Reserva, Branco, 2017

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Poças
    Porto, Colheita, Licoroso, 2003

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Encosta de S. João
    Regional Minho, Tinto, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Muros da Vinha
    Douro, Branco, 2016

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Busto
    Douro, Tinto, 2015

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Valmaduro Premium
    Regional Lisboa, Tinto, 2016

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • São Domingos
    Bairrada, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de S. José
    Douro, Reserva, Tinto, 2016

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Oboé Som de Barrica
    Douro, Branco, 2016

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Santos da Casa Fazem Milagres
    Douro, Tinto, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casal do Conde
    Regional Tejo, Touriga Nacional, Rosé, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Dúvida
    Regional Alentejano, Tinto, 2011

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Morgado de Silgueiros
    Dão, Encruzado, Branco, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Curva
    Douro, Reserva, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Diário da Quinta
    Regional Lisboa, Tinto, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade das Albernoas
    Regional Alentejano, Branco, 2017

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade Grande
    Alentejo, Antão Vaz, Colheita Seleccionada, Branco, 2017

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Outono de Santar Colheita Tardia
    Dão, Branco, 2013

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casa do Barroso
    Regional Minho, Alvarinho, Branco, 2017

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Estanho Vinhas Velhas
    Douro, Grande Reserva, Tinto, 2015

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Dona Maria
    Regional Alentejano, Rosé, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casal Sta. Maria
    Regional Lisboa, Malvasia, Branco, 2016

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Esporão Colheita
    Regional Alentejano, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Muralhas de Monção
    Vinho Verde Monção e Melgaço, Branco, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Kompassus Brut Nature
    Bairrada, Blanc de Noirs, Espumante Branco, 2014

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Crasto
    Douro, Tinta Roriz, Tinto, 2009

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Ministro
    Regional Terras da Beira, Tinto, 2014

    15.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Al-ria
    Regional Algarve, Branco, 2017

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Maynard’s Colheita (375 ml)
    Porto, Colheita, Licoroso, 1969

    18.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta das Cerejeiras
    Òbidos, Reserva, Branco, 2012

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Adega de Penalva
    Dão, Tinta Pinheira, Tinto, 2015

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • D Duende
    Regional Alentejano, Grande Reserva, Tinto, 2007

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta D. Basília Old Vines
    Douro, Tinto, 2011

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Cheda
    Douro, Reserva, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Cheda
    Douro, Reserva, Tinto, 2015

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casa Cadaval
    Regional Tejo, Cabernet Sauvignon, Tinto, 2016

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Pôpa Black Edition
    Douro, Tinto, 2015

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Beyra Quartz
    Beira Interior, Reserva, Branco, 2017

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Romaneira
    Regional Duriense, Petit Verdot, Tinto, 2015

    17
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quetzal
    Alentejo, Reserva, Branco, 2014

    17
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Duas Danças
    Regional Alentejano, Tinto, 2016

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Procura
    Regional Alentejano, Tinto, 2013

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Conventual
    Alentejo, Reserva, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casal da Coelheira
    Regional Tejo, Reserva, Tinto, 2016

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vila Nova
    Vinho Verde, Avesso, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vidigueira Signature
    Alentejo, Branco, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de Arcossó
    Trás-os-Montes, Reserva, Tinto, 2013

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Malaca Crato
    Regional Algarve, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Dom Diogo
    Vinho Verde, Padeiro, Rosé, 2016

    14.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta das Brôlhas
    Douro, Branco, 2017

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Bota Velha
    Douro, Tinto, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Noval Colheita
    Porto, Colheita, , 2003

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Célebre Data
    Bairrada, Reserva, Espumante Branco, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • José de Sousa
    Regional Alentejano, Tinto, 2016

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Ferro Vinha Ribeirinha
    Vinho Verde, Avesso, Branco, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casa Santos Lima
    Regional Lisboa, Alvarinho, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Opção B
    Vinho Verde, Avesso, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Periquita Superyor
    Regional Península de Setúbal, Tinto, 2015

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Entre Vinhas
    Beira Interior, Grande Reserva, Tinto, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Foz
    Douro, Reserva, Tinto, 2014

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Crasto
    Douro, Branco, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo
    Douro, Grande Reserva, Tinto, 2009

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Terras de Felgueiras
    Vinho Verde, Arinto, Branco, 2017

    14.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Cortes de Cima Dois Terroirs
    Regional Alentejano, Pinot Noir, Tinto, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Flor do Tua
    Trás-os-Montes, Reserva, Tinto, 2015

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Bacalhôa
    Regional Península de Setúbal, Verdelho, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta dos Poços
    Douro, Grande Reserva, Tinto, 2014

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Portada Winemaker’s Selection
    Regional Lisboa, Tinto, 2015

    14.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade Grande
    Alentejo, Reserva, Branco, 2014

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vasques de Carvalho
    Porto, Vintage, Licoroso, 2016

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Sem Igual
    Vinho Verde, Branco, 2017

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Sino da Romaneira
    Douro, Tinto, 2013

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Ninfa Escolha
    Regional Tejo, Sauvignon, Branco, 2015

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vieira de Sousa
    Douro, Reserva, Branco, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Principium
    Regional Lisboa, Syrah, Tinto, 2014

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Adega de Borba (rótulo cortiça)
    Regional Alentejano, Grande Reserva, Tinto, 2013

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de Arcossó
    Trás-os-Montes, Grande Reserva, Branco, 2015

    17
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Talentus
    Douro, Escolha, Tinto, 2014

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Monte da Ravasqueira Clássico
    Regional Alentejano, Rosé, 2018

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Boição
    Bucelas, Arinto, Reserva, Branco, 2014

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Aphros Silenus
    Vinho Verde, Tinto, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta dos Garnachos
    Dão, Encruzado, Reserva, Branco, 2015

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Muros de Vinha
    Douro, Branco, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta dos Penegrais
    Regional Tejo, Reserva, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quintas de Borba
    Alentejo, Tinto, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Pequenos Rebentos Vinhas Velhas
    Vinho Verde, Loureiro, Branco, 2017

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Pessegueiro
    Douro, Touriga Nacional, Tinto, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Cabo da Roca
    Regional Península de Setúbal, Branco, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Planalto
    Douro, Reserva, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Lagoalva
    Regional Tejo, Tinto, 2015

    15.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Infantado Vintage
    Porto, Vintage, Licoroso, 2015

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Encosta d’Arêgos
    Regional Minho, Grande Escolha, Branco, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Soalheiro Nature Pur Terroir
    Vinho Verde Monção e Melgaço, Alvarinho, Branco, 2016

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Malaca
    Regional Algarve, Rosé, 2016

    14.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Lagoa Velha Singular
    Bairrada, Tinto, 2015

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Terras d’Uva
    Regional Alentejano, Trincadeira,Alicante Bouschet, Tinto, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Cepas Centenárias Serras de Grândola
    Regional Península de Setúbal, Tinto, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Sem Vergonha
    Regional Alentejano, Tinto, 2016

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Incógnito
    Regional Alentejano, Tinto, 2012

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade do Cebolal
    Regional Península de Setúbal, Reserva, Tinto, 2013

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Ramos Pinto LBV
    Porto, LBV, Licoroso, 2014

    17
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Allgo
    Dão, Encruzado,Uva Cão, Branco, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Júlio B. Bastos
    Regional Alentejano, Alicante Bouschet, Grande Reserva, Tinto, 2014

    19.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Marquês de Borba Vinhas Velhas
    Alentejo, Branco, 2017

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vaio Armaron Serego Alighieri Amarone della Valpolicella Classico
    Itália, Tinto, 2011

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Alento
    Regional Alentejano, Tinto, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • La Rosa
    Douro, Reserva, Branco, 2017

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Paulo Laureano Vinhas Velhas
    Alentejo, Branco, 2016

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Pôpa Black Edition
    Douro, Tinto, 2016

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Conde D’Ervideira Vinho da Água
    Alentejo, Tinto, 2015

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Portal
    Regional Duriense, Verdelho,Sauvignon Blanc, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Cortes de Cima
    Regional Alentejano, Branco, 2017

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Mapa
    Douro, Branco, 2016

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta das Bágeiras Bruto Natural
    Bairrada, Espumante Branco, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Contos da Terra
    Douro, Tinto, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade de São Miguel
    Regional Alentejano, Tinto, 2016

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Passo dos Terceiros
    Regional Alentejano, Syrah, Tinto, 2015

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casal da Coelheira
    Regional Tejo, Rosé, 2018

    15.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Raza
    Vinho Verde, Avesso, Colheita Seleccionada, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade de Gâmbia
    Regional Península de Setúbal, Tinto, 2017

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de Saes
    Dão, Tinto, 2014

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Convés
    Regional Alentejano, Escolha, Tinto, 2012

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Castello d’Alba
    Regional Duriense, Touriga Nacional,Pinot Noir, Rosé, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Góis
    Regional Alentejano, Rosé, 2016

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vale da Poupa Old Vines
    Douro, Tinto, 2014

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Somnium
    Douro, Branco, 2014

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Bojador Vinho de Talha
    Alentejo, Tinto, 2016

    18.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de São José
    Douro, Tinto, 2015

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Madrinha Basto
    Vinho Verde, Vinhão, Grande Escolha, Tinto, 2017

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade da Barrosinha
    Regional Península de Setúbal, Rosé, 2017

    14.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta das Cerejeiras
    Óbidos, Grande Reserva, Branco, 2015

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Guadalupe Winemakers Selection
    Regional Alentejano, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Alabastro
    Regional Alentejano, Tinto, 2016

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Alameda
    Regional Terras do Dão, Pinot Noir, Tinto, 2015

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quintas de Borba
    Alentejo, Tinto, 2015

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Oliveirinha
    Douro, Grande Reserva, Tinto, 2015

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Murta
    Bucelas, Branco, 2012

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Soalheiro Terramatter
    Vinho Verde Monção e Melgaço, Alvarinho, Branco, 2017

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Dom Diogo
    Vinho Verde, Azal, Colheita Seleccionada, Branco, 2017

    14.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Badula
    Regional Tejo, Colheita Seleccionada, Branco, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Barbeito Meio Casco ùnico Colheita
    Madeira, Malvasia, Licoroso, 2004

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Kopke Very Old Dry White
    Porto, Licoroso,

    18.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Sandeman 10 Anos
    Porto, Licoroso,

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Paço de Teixeiró
    Vinho Verde, Avesso, Branco, 2017

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Castello d’Numão
    Douro, Reserva, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vale de Lobos
    Do Tejo, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Lagoalva Talhão 1
    Regional Tejo, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Terra de Homens
    Douro, Branco, 2015

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Portada Winemaker’s Selection
    Regional Lisboa, Branco, 2016

    14.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vale Travessos Vinhas Velhas
    Regional Alentejano, Branco, 2016

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vilacetinho
    Vinho Verde, Branco, 2016

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Cardo
    Beira Interior, Grande Reserva, Tinto, 2014

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Anselmo Mendes Não Convencional
    Douro, Tinto, 2012

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Monte d’Oiro Homenagem a António Carqueijeiro
    Regional Estremadura, Tinto, 2001

    18.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vale D. Maria Rufo
    Douro, Tinto, 2015

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Folgado
    Beira Interior, Síria, Branco, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Adro da Sé
    Dão, Encruzado, Branco, 2015

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casa de Oleiros
    Vinho Verde, Azal, Branco, 2016

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Terra do Cartaxo
    DO Tejo, Tinto, 2015

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Valdoeiro
    Bairrada, Baga,Chardonnay, Espumante Branco, 2014

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Lisbon’s Mustache
    Regional Lisboa, Touriga Nacional, Sousão, Jean, Tinta Barroca, Tinto, 2015

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Sottal Leve
    Regional Lisboa, Branco, 2016

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Monte Xisto
    Douro, Tinto, 2015

    19.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Freixo
    Regional Alentejano, Sauvignon Blanc, Branco, 2017

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Sousa Lopes Late Harvest Vinho Petit Manseng
    Sem DO / IG, Branco, 2016

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • 100 Hectares
    Douro, Sousão, Tinto, 2017

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta dos Lagares
    Douro, Tinto, 2013

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vértice Millésime
    Douro, Espumante Branco, 2011

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Giesta
    Dão, Arinto, Encruzado,Malvasia Fina, Branco, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta Valle Madruga
    Trás-os-Montes, Viosinho, Gouveio, Reserva, Branco, 2016

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Cardo
    Beira Interior, Touriga Nacional, Reserva, Tinto, 2014

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta Vale D. Maria Vintage
    Porto, Vintage, Licoroso, 2016

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Adega de Borba “Rótulo de Cortiça”
    Regional Alentejano, Reserva, Tinto, 2015

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Casal Branco
    Do Tejo, Fernão Pires, Branco, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Castelo de Borba
    Alentejo, Tinto, 2015

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Covela Edição Nacional
    Vinho Verde, Avesso, Branco, 2017

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Zulmira
    Vinho Verde, Branco, 2017

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta dos Currais
    Beira Interior, Colheita Seleccionada, Tinto, 2015

    16.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vale dos Barris
    Setúbal, Branco, 2016

    14.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • G Colheita Tardia
    Vinho Verde, Branco, 2016

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Chocapalha Vinha Mãe
    Regional Lisboa, Tinto, 2013

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta dos Lagares
    Douro, Mourisco, Rosé, 2015

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Mirabilis
    Douro, Grande Reserva, Branco, 2016

    18.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Selão
    Regional Alentejano, Reserva, Tinto, 2014

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta das Amoras
    Regional Lisboa, Tinto, 2017

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Incógnito
    Regional Alentejano, Tinto, 2014

    18.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Kompassus Private Collection
    Bairrada, Tinto, 2013

    18.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vale de Ancho
    Alentejo, Reserva, Tinto, 2011

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Casa das Gaeiras Vinhas Velhas
    Òbidos, Reserva, Tinto, 2015

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta dos Abibes
    Beira Atlântico, Baga, Espumante rosé, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Soito
    Dão, Reserva, Tinto, 2014

    18.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta das Bágeiras
    Bairrada, Garrafeira, Branco, 2016

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de Sant’Ana
    Regional Lisboa, Alvarinho, Branco, 2015

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Duque de Viseu
    Dão, Touriga Nacional,Tinta Roriz,Alfrocheiro, Tinto, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Fiuza
    Regional Tejo, Sauvignon Blanc, Branco, 2018

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Valle de Passos
    Trás-os-Montes, Reserva, Branco, 2015

    17
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • 150 Castelo Negro
    Regional Minho, Alvarinho, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Alorna
    Regional Tejo, Touriga Nacional,Cabernet Sauvignon, Reserva, Tinto, 2013

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta Vale D. Maria
    Porto, Reserva, Licoroso,

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Murganheira
    Távora-Varosa, Chardonnay, Espumante Branco, 2010

    18.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • J de José de Sousa
    Regional Alentejano, Tinto, 2009

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Palato do Côa
    Douro, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta de S. Francisco
    Sem DO / IG, Licoroso,

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade da Comporta Private Selection
    Regional Península de Setúbal, Verdelho, Branco, 2016

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Pêra-Manca
    Alentejo, Tinto, 2013

    19.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Carralcoba
    Rias Baixas, Espanha, Branco, 2016

    17.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Art.
    Dão, Branco,

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • António Francisco Avillez Moscatel Roxo
    Setúbal, Reserva, Licoroso, 2008

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Lacrau Field Blend
    Douro, Tinto, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Badula
    Regional Tejo, Rosé, 2017

    14.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Maritávora Vinhas Velhas
    Douro, Grande Reserva, Branco, 2013

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Monte das Ânforas
    Regional Alentejano, Tinto, 2016

    15.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Termeão (Pássaro branco)
    Bairrada, Tinto, 2015

    16
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Pousio
    Regional Alentejano, Reserva, Branco, 2015

    17
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Luiz Costa
    Bairrada, Espumante Branco, 2015

    17
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Monte da Ravasqueira Clássico
    Regional Alentejano, Rosé, 2017

    15.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vale dos Ares
    Vinho Verde Monção e Melgaço, Branco, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Rol
    Lourinhã, Aguardente,

    0.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta do Couquinho
    Douro, Tinto, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Soalheiro
    Vinho Verde Monção e Melgaço, Alvarinho, Branco, 2017

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vinha d’Ervideira Colheita Tardia
    Alentejo, Antão Vaz, Branco, 2017

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Dom Diogo
    Vinho Verde, Vinhão, Colheita Seleccionada, Tinto, 2017

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Vigesimum
    Bairrada, Grande Reserva, Tinto, 2014

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade do Rocim Amphora Vinho de Talha
    Alentejo, Branco, 2017

    17.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Herdade da Comporta Private Selection
    Regional Península de Setúbal, Touriga Nacional, Rosé, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Pardusco
    Vinho Verde, Tinto, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Messias 30 Anos
    Porto, Tawny 30 Anos, Licoroso,

    18.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Coelheiros
    Regional Alentejano, Chardonnay, Branco, 2016

    17.0
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Psique
    Dão, Tinto, 2014

    17.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Antão Vaz da Peceguina
    Regional Alentejano, Antão Vaz, Branco, 2016

    16.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Primado
    Dão, Rosé, 2017

    16.5
    guarda inclinada
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Quinta da Arriça
    Regional Tejo, Branco, 2015

    16.0
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor
  • Castelo Negro
    Vinho Verde, Avesso, Branco, 2016

    14.5
    guarda em pé
    *PVP médio indicado pelo produtor