Home-SliderNotíciaNotícias

Onde o vinho e a ciência se encontram

Há uma plataforma que partilha informação científica sobre vinho, com todos os interessados, e o seu nome é Science & Wine.
Criado por Paula Silva, professora e investigadora no ICBAS, este é um projecto de comunicação científica em que, semanalmente e ao domingo, é publicado um artigo sobre vinho, escrito de forma simples, com informação validada cientificamente. Investigadores de diferentes partes do mundo têm contribuído com artigos.

O sucesso alcançado, durante o primeiro ano, motivou a criação dos Wine Science Cafés, que consistem numa tertúlia sobre um tema em que informação científica é debatida em ambiente informal. A temática é sempre o vinho, mas são exploradas várias áreas, como a viticultura, enologia, biologia, saúde, economia, indústria, marketing, história, entre outras. Os Wine Science Cafés acontecem uma vez por mês, de preferência na última quinta-feira e em lugares diferentes sendo que, a cada dois meses, têm lugar no Porto. São de frequência gratuita (o participante apenas paga o que consome), começando com uma conversa expositiva sobre o tema entre dois convidados que dura 20 minutos e, após um pequeno intervalo, inicia-se a sessão de perguntas.

Os primeiros três eventos foram realizados no Porto e em Vila Real, mas a próxima paragem é já amanhã (23 Abril), em Aveiro, na Latina Adega, sob o tema “Desenvolvimento de metodologias para a substituição do anidrido sulfuroso em vinhos”.

Mais informação aqui.

Escreva um comentário