Portugal WOWtêntico: World of Wine celebra a cultura do país em festival

De 10 a 15 de Agosto, o World of Wine (WOW) — quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia com sete museus, vários restaurantes, lojas e uma escola de vinho — será palco do Portugal “WOWtêntico”, um festival que celebra a cultura, as artes, os ofícios, a gastronomia e a música do país.

No dia 10, o Museu do Vinho vai presentear os visitantes com vinhos de várias regiões vitivinícolas de Portugal: Aveleda da região dos Vinhos Verdes, Picotes de Trás-os-Montes, Quinta Vale do Bragão e Quinta do Crasto do Douro, Quinta da Aguieira da Bairrada, Alameda de Santar do Dão, Infinitude de Lisboa, Cartuxa e Reynolds do Alentejo, Atlantis da Madeira e Pico Wines dos Açores.

Já no dia 11, o Museu da Cortiça terá, entre outras iniciativas, uma prova de pão e azeites alentejanos e uma aula de yoga. No dia 12, haverá jogo da malha dentro do Pink Palace, e também fado. No dia 13, a prova será de chocolates, no Museu do Chocolate, e no dia 14, a animação histórica no The Bridge Collection vai contar com parceiros, como o Município de Santo Tirso. Este trará a representação de um Monge Beneditino, que dará a provar o licor “Singeverga”. No dia 15, no Museu da Região do Porto, a Portugal Manual proporcionará uma série de workshops, entre eles pintura de azulejos com a artesã Maria Marques.

Para além da programação no interior dos museus, quase todos os espaços do World of Wine, exteriores e interiores, terão pontos de interesse no âmbito do Portugal WOWtêntico. Na Lemon Plaza, um mercado com sabores de Portugal, de norte a sul e ilhas. São vários os municípios envolvidos, bem como confrarias gastronómicas e marcas de doçaria tradicional portuguesa.

No Street Market, as artes e os ofícios estarão em destaque, com muitas demonstrações ao vivo: das mãos que trabalham o barro, às que tricotam e bordam as camisolas poveiras, de quem trabalha a madeira à cerâmica, passando ainda pela afamada arte da filigrana e pelas flores.

Na Galeria da praça central, terá lugar uma exposição de arte colectiva. Subordinada ao tema do vinho, a exposição junta o talento de Gilberto Gaspar, artista plástico; Cláudia Marina Telheiro, ceramista; Pedro Sadio, fotógrafo; Rita Costa, artista visual; e Ivone Gaipi, escultora. A abertura da exposição acontece já dia 9, às 18h30, com a presença dos artistas.

Portugal WOWtêntico
Babel Bloom Floral Studio

Junto à bilheteira principal e durante o evento, o estúdio floral Babel Bloom estará a fazer uma instalação, naquilo que é a interpretação de Sara Oliveira — fundadora da Babel Bloom e autora de criações florais inspiradas na antiga arte japonesa Ikebana — de um coração tradicional em ponto grande e com flores preservadas. O objectivo de Sara, nascida e criada em Gondomar (cidade da filigrana) é homenagear esta arte dos fios de ouro, o artesanato e a cultura portuguesa.

A música vai ser também um elemento constante durante todo o festival. Vão marcar presença os Pauliteiros de Miranda, os Bombos de Viana do Castelo, ranchos folclóricos, entre outros grupos tradicionais. O encerramento do Portugal WOWtêntico acontecerá no dia 15 de Agosto, às 20h, com a música de Rita Rocha.

O bilhete geral, que custa €45, dá acesso a toda a programação do Portugal WOWtêntico, incluindo a entrada nos museus, todos os workshops, espectáculos e concertos. O bilhete diário custa €20 e proporciona todas as actividades do dia, bem como entrada e saída do museu, as vezes que o visitante pretender.

A programação completa do Portugal WOWtêntico pode ser consultada na página do evento.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.