Região de Lisboa está a bater recordes em 2019

Face a 2018, a região vitivinícola de Lisboa está a crescer cerca de 20% no número de vinhos certificados e uma percentagem semelhante nos números de garrafas vendidas (mais cerca de 7 milhões). A abertura de 10 novos mercados de exportação teve certamente a ver com estes valores tão positivos, mas, diz a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR) em comunicado de imprensa, também tem a ver com o “crescimento sustentado das vendas em mercados estratégicos”. Por outro lado, metade dos produtores de Lisboa já exportam para fora da União Europeia. No total, as exportações ameaçam ultrapassar os 50% da produção em 2019.
Num outro registo, a CVR de Lisboa congratula-se também pelo sucesso na apólice colectiva de seguros de colheita, que neste primeiro ano abrangeu cerca de 5.000 hectares, mais de 50% das vinhas certificadas da região, e com um capital seguro de 20 milhões de euros (valor das uvas seguradas).
“Apesar da previsão de quebra de produção de cerca de 10%, reina o optimismo e estamos seguros de que mais uma vez se confirmará a qualidade na diversidade que a região permite, algo que o mercado e os consumidores estão a procurar e a valorizar”, frisou Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.
Refira-se ainda que, nos últimos 10 anos, muitos produtores de Lisboa têm apostado na reestruturação das suas vinhas, com uma escolha de castas e de novos modelos de plantação direccionadas para a qualidade, sustentabilidade e competitividade.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.