O azeite Quinta da Romaneira Virgem Extra conseguiu o mais prestigiado prémio do Con­curso Nacional de Azeites de Portugal, celebra­do recentemente. O prémio “Medalha Pres­tígio” é destinado ao azeite em prova com a melhor classificação. Este azeite já tinha obtido uma Medalha de Ouro (1º Lugar) na categoria “Frutado Verde Intenso”. Do concurso resulta­ram ainda 10 medalhas de Ouro, para vários produtores; o Esporão consegui três destas medalhas. Os ‘ouros’ corresponderam a dife­rentes categorias em prova: por exemplo, azei­tes em “Modo de Produção Biológico”, vários tipos de azeites de quinta, grandes lotes (acima de 20.000 litros) ou ainda por região ou deno­minação de origem protegida.

O Concurso Nacional de Azeites de Portugal realiza-se anualmente no palco que constitui a Feira Nacional de Agri­cultura, em Santarém. Reservado a azeites na­cionais, este concurso teve a sua primeira edi­ção em 2007 e conta ac­tualmente com cerca de uma centena de azeites em competição. Será por isso um dos maio­res concursos mundiais. O painel de provadores conta com alguns dos melhores oleólogos por­tugueses, integrando igualmente “provadores estrangeiros de referência”. O presidente do painel é o professor José Gouveia e a direcção do concurso está a cargo de Henrique Palma Herculano.

A organização está a cargo do Centro de Es­tudos e Promoção do Azeite do Alentejo e do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas mas tem a colaboração da Confe­deração dos Agricultores de Portugal e o pa­trocínio do Conselho Oleícola Internacional.Os resultados completos deste concurso e de um outro – Prémio Mário Solinas Portugal -po­dem ser consultados no site da organização: www.concursonacionaldeazeite.pt.
AF

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here