Está agora no mercado o Soalheiro Terramatter 2019, um branco de Alvarinho “com depósito, não sujeito a filtração e elaborado com uvas biológicas”, refere o produtor Vinusoalleirus.
António Luís Cerdeira, enólogo e proprietário da marca, diz que “a espontaneidade que carateriza a vinificação do Terramatter é uma aprendizagem que trouxe um enorme respeito pelo acaso. É engraçado como o vinho nos mostra que o passado e o futuro, muitas vezes, se unem quando experimentamos: ao fazer um vinho sem filtração com o perfil do Terramatter, damos oportunidade a quem o prova de o beber mais ou menos untuoso, mais ou menos frutado ou vegetal, consoante o agitar da garrafa antes de o servir. Atualmente, estão tão em voga os conceitos de obras de arte abertas, de pratos finalizados na mesa, com o toque do comensal, e ao experimentarmos a partir de técnicas ancestrais acabámos por recriar esse conceito neste vinho: o Terramatter que cada um prova é sempre finalizado por quem o serve.”
O Soalheiro Terramatter faz fermentação maloláctica parcial, em barricas de castanho, e fermenta também em ovos de betão, onde sofre bâtonnage espontânea. Tem um p.v.p. recomendado de €16,50.
Veja o vídeo sobre este vinho: