Home-SliderNotíciaNotícias

Sogrape co-cria plataforma de previsões climáticas para o sector agrícola

By 28 de Junho, 2022 Sem comentários

Já está em funcionamento, embora ainda em fase de teste pelas empresas. A Sogrape apresentou recentemente uma plataforma de previsões climáticas, desenvolvida no âmbito do projecto europeu MED-GOLD, que promete “ajudar o sector a enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas”.

Esta ferramenta — na criação da qual a Sogrape foi a única entidade do sector vitivinícola europeu e também a única empresa portuguesa a participar — permite aceder ao histórico e previsões climáticas, para uma melhor gestão das principais culturas do Mediterrâneo, como vinha, olival e trigo duro.

De acordo com António Graça, Director de Investigação & Desenvolvimento do grupo, “este tipo de ferramentas é fundamental para que os gestores agrícolas possam continuar a tomar as decisões certas para que a videira cresça e produza a melhor qualidade possível numa situação de crescente alteração climática”.

Ao longo dos últimos quatro anos, o projecto MED-GOLD recolheu, avaliou e caracterizou uma série de dados históricos sobre o clima e as colheitas que, através de modelos matemáticos, estão agora disponíveis para analisar o clima passado e elaborar previsões. A ferramenta permite visualizar a variação das temperaturas e precipitação desde 1951 até 2100. 

A Sogrape — que investe há mais de 10 anos em projetos de Investigação e Desenvolvimento pioneiros — recolheu dados climáticos históricos através da sua rede de estações meteorológicas e, junto de parceiros institucionais como o Ministério da Agricultura, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, forneceu dados de cultura como registos de datas de vindima, estados fenológicos e de pressão de doenças da videira. 

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário