E se existisse uma plataforma internacional para comércio de vinho engarrafado que juntasse produtores e compradores? Foi exactamente isso que fez a empresa Vinex, com sede em Londres. O novo produto assenta num site – http://en.vinex.market/ – a que podem aceder produtores e compradores e ali colocar ofertas de venda e de compra. O site é apenas para profissionais e os negócios podem ser feitos através de licitação, por melhor oferta, por preço fixo ou por ofertas previamente combinadas.
A Vinex já não é nova no mercado do vinho: em 2016 lançou uma plataforma para comércio de vinho a granel e hoje tem compradores de 47 países, que procuram vinhos a granel (e seus derivados) provenientes de mais de 6,000 produtores, de 22 países diferentes.
Desde a sua fundação, a Vinex já promoveu o comércio de mais de 500 milhões de litros de vinho, mosto, concentrados e toda a espécie de destilados.
A nova plataforma chama-se Bottled Ex e usa procedimentos semelhantes à do vinho a granel. Segundo Denys Hornabrook, co-fundador e gestor da Vinex, “esta é a primeira bolsa mundial de vinho engarrafado (B2B), especialmente com este nível de sofisticação. E tem o potencial para aumentar significativamente as ligações no mercado e transformar as actuais práticas de compra e venda de vinho engarrafado”.
Dentro do Bottled Ex existe ainda o Boutique Exchange, destinado ao comércio de vinhos premium e com denominação de origem.
A Vinex ganha dinheiro ao cobrar comissões de serviço, baseada no valor de cada transacção terminada. O site está em seis línguas: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e chinês e esta plataforma acabou de ser lançada na ProWein 2018, a maior feira de vinho do mundo, realizada na Alemanha.
Para ajudar ao negócio, a Vinex já publicou, desde 2016, mais de 1.800 relatórios diários sobre mercados, vários artigos e forneceu relatórios de análise e de mercado sobre preços e movimentos de inventário por vários mercados.