COVID-19: Grupos de take-away e entregas ao domicílio surgem nas redes sociais

Para grandes males, grandes (e geniais) remédios. Com a pandemia da COVID-19 a manter as pessoas em casa e a limitar o funcionamento do sector da restauração, e com o stock dos supermercados a ser racionado, foram já muitos os restaurantes que se chegaram à frente com a opção de take-away e entrega ao domicílio. E há quem já tenha tornado a tarefa de os encontrar bem mais fácil. É o caso de Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, que criou um grupo no Facebook intitulado “Take-aways no Porto”  onde começou por partilhar o restaurantes que sabia terem este tipo de serviços disponível. O grupo foi criado a 13 de Março e, à data e hora da redacção desta notícia, já tinha mais de 2500 membros, que pelo seu exemplo começaram eles próprios a partilhar restaurantes abertos e que fazem comida para fora. Apesar da ligação profissional de Manuel Pinheiro ser ao vinho, teve a iniciativa por querer “ajudar os amigos da restauração e também os clientes que estão à procura disso”. Assim, todos os dias, no seu tempo livre ao serão, categoriza as publicações dos membros por tópicos alusivos a zonas, para que as pessoas possam encontrar os restaurantes das suas áreas de forma mais céleres. São exemplos de tópicos: Porto, Matosinhos, V N Gaia, Vila do Conde,, Guimarães, Maia, Póvoa de Varzim, Gondomar, Famalicão, entre outros. Manuel Pinheiro lembra que “muitos destes restaurantes também entregam os vinhos que têm disponíveis nas suas cartas”.

À semelhança do presidente da CVRVV, também Miguel Ferreira, autor da magazine digital vínica “A Lei do Vinho”, criou no grupo de Facebook com o mesmo nome, que administra, uma publicação editável com os restaurantes que prestam estes serviços, localizados entre Aveiro e Coimbra. Esta publicação tem o título “RESTAURAÇÃO – TAKE-AWAY E ENTREGAS NO DOMICÍLIO”, e incentiva a que todos a actualizem com novos estabelecimentos. “(…) elencaremos os restaurantes por ordem alfabética, complementando à medida que vão surgindo mais opções. Àqueles que nos seguem, agradecemos todos os contributos para tornarmos esta listagem o mais abrangente possível”, apela Miguel Ferreira no corpo do texto.

Como estes grupos, é provável que surjam mais e abrangendo outras zonas do país. A Grandes Escolhas continuará a partilhá-los com os seus leitores, assim que tome conhecimento.

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
SIGA-NOS NO FACEBOOK
SIGA-NOS NO LINKEDIN
APP GRANDES ESCOLHAS
SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de todas as novidades sobre vinhos, eventos, promoções e muito mais.