Home-SliderNotíciaNotícias

Fórum Vinhos de Portugal 2021: País atinge números inéditos na exportação

By 26 de Novembro, 2021 Sem comentários

No ano em que assinala o seu 25º aniversário, a ViniPortugal — entidade responsável pelo desenvolvimento e execução de estratégias e planos de promoção dos Vinhos de Portugal em mercados internacionais — organizou mais uma edição do Fórum Anual Vinhos de Portugal, no passado dia 24 de Novembro, no CNEMA de Santarém.

Neste evento, que reune o sector para apresentar o balanço de performance do vinho português no mercado nacional e além-fronteiras, bem como os Planos de Marketing e Promoção para o ano seguinte, foram divulgados números esclarecedores, uns muito positivos e outros nem tanto, pelo Instituto da Vinha e do Vinho. 

Segundo esta instituição, de Janeiro a Setembro de 2021, a venda de vinhos tranquilos no mercado português caiu 2,5% em volume (180 milhões de litros) e 5,1% em valor (562 milhões de euros), com o preço médio a descer 2,7%, face ao período homólogo. Estas quebras deveram-se sobretudo a dois fatores: aos confinamentos durante o início do ano, que levaram a restrições severas na restauração e ao decréscimo do sector do turismo.

Para contrastar, os números das exportações de vinho de Portugal, no mesmo período, aumentaram 6,7% em volume (244 milhões de litros) e 1,7% em valor (669 milhões de euros), tendo o preço médio igualmente subido 4,7%, atingindo os 2,75€/l.

Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, comenta: “É de salientar que desde 2010, com ligeira interrupção em 2016, Portugal cresce nas exportações, em valor e volume, um marco do sector, especialmente quando assistimos aos principais mercados importadores a diminuir a sua capacidade de resposta. O sector tem conseguido aproveitar da melhor forma estas fragilidades e, deste modo, conseguido ganhar cada vez mais quota internacional. O nosso objetivo para 2022 está em linha com o que temos vindo a fazer: queremos aumentar o valor em preço dos nossos vinhos, pois temos a excelência necessária para isso. A performance dos Vinhos de Portugal é um reflexo da resiliência e esforço de todo o nosso sector”.

Quanto aos 5 maiores mercados de destino do vinho português, também divulgados neste Fórum Vinhos de Portugal, destacam-se a França (84 milhões de euros), EUA (83 milhões), Reino Unido (60 milhões), Brasil (55 milhões) e Alemanha (40 milhões), sendo que os cinco países somados representam 44,9% do volume total exportado e 48,1% do valor total exportado.

Mas Portugal é também vencedor noutro parâmetro: os maiores países importadores de vinho registaram quebras significativas, enquanto que o nosso país registou um aumento da sua quota de mercado em quase todos eles (com excepção da China), reforçando a sua presença nesses mercados e atingindo crescimentos sustentados. Ou seja, quando todos os países reduziram o seu desempenho, Portugal registou uma performance de excelência, tendo registado 669 milhões de vinho exportado de Janeiro a Setembro de 2021, um crescimento de quase 12% e um aumento próximo dos 5% do preço médio, em comparação com o período homólogo. 

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário