Com o objectivo de desenvolver a categoria de “Fine Wines” — expressão internacional para vinhos premium ou de “topo” — o Grupo Abegoaria conta agora com a colaboração de António Braga, enólogo português com um reconhecido percurso, mais recentemente na Sogrape, onde liderou, durante vários anos, a enologia de algumas das marcas mais prestigiadas deste grupo.
O projecto Abegoaria tem a sua génese na sub-região alentejana Granja-Amareleja, onde hoje é responsável por 90% da produção vinícola. Como afirma a empresa em comunicado “acreditando que quem melhor defende a identidade local dos vinhos portugueses, a economia local e as suas populações, é o associativismo e as parcerias”, a Abegoaria alargou a sua actividade também ao Douro, Lisboa, Tejo, Dão, Vinhos Verdes e, nos últimos tempos, ao Algarve, Beira Interior e Açores. Em 2021, adquiriu a Vidigal Wines, empresa detentora de marcas com sucesso internacional, como Porta 6, Reserva dos Amigos, Brutalis, entre outras. Com esta compra, reforçou a sua forte posição nacional e internacional, passando a exportar para mais de 40 mercados. Na distribuição moderna, o Grupo Abegoaria está presente com vinhos bem conhecidos dos portugueses, como Piteira, Portal de São Braz, Vinha Maria Ana, Granja Amareleja, Abelharuco, Fonte da Perdiz, entre outras.
António Braga — que em tempos anteriores passou, profissionalmente, também pela Califórnia, Argentina, Chile e Nova Zelândia, e pelo produtor duriense CARM — confessa que “o projecto de criação de uma gama de Fine Wines no Grupo Abegoaria é não só desafiante, como extremamente motivante. O grupo demonstra um enorme compromisso no desenvolvimento desta categoria e estou muito satisfeito por fazer parte dele!”.
Já Manuel Bio, CEO da Abegoaria, explica: “É com muita satisfação que vejo António Braga juntar-se ao projecto e à estratégia de crescimento do grupo. Nestes últimos anos, temos trabalhado com muita humildade na recuperação de projectos nacionais e na preservação da identidade da produção nacional, consolidando a nossa posição no mercado nacional e trabalhando na expansão internacional. Queremos continuar este caminho, mas criando ainda mais valor para toda a cadeia; para a organização, para os nossos parceiros e para os nossos consumidores”.