Home-SliderNotíciaNotícias

Quinta da Romaneira terá vinho do Porto Vintage 2020

By 26 de Abril, 2022 Sem comentários

A Quinta da Romaneira — propriedade situada em Cotas, no Douro — anunciou recentemente que engarrafará o seu vinho do Porto Vintage de 2020.

Christian Seely, Director Geral da Quinta da Romaneira, comenta, em comunicado de imprensa:

“Estou muito feliz por poder declarar o nosso Porto Vintage 2020 da Quinta da Romaneira. O lote final de 833 caixas, representa uma porção muito pequena da produção total da nossa vinha de 86 hectares, e cerca de 15% da nossa produção total de vinho do Porto em 2020. Como sempre, as escolhas foram rigorosas. As castas são Touriga Nacional 60%, Touriga Francesa 34%, e Sousão 6%. 

As condições climáticas em 2020 caracterizaram-se por precipitações significativas até ao final de Maio, importantes para repor os níveis de água no solo, seguidas de um longo período de amadurecimento com tempo muito quente e ensolarado durante o resto do Verão e Outono. Como é, frequentemente, o caso num grande ano Vintage, tivemos um dia de chuva muito útil, uma precipitação intensa no dia 20 de Agosto, que foi de grande importância para garantir a qualidade final das uvas. O tempo quente e seco que se seguiu levou, no entanto, a uma queda significativa nos rendimentos e a elevadas concentrações de açúcares e polifenóis nas uvas. A vindima começou cedo, a 31 de Agosto, e foi bastante rápida, terminando no dia 25 de Setembro. 

Como sempre, o Porto Vintage da Romaneira tem uma forte e distinta personalidade, com finos aromas a flores selvagens e especiarias, expressando o carácter único desta grande vinha histórica do Douro. Existe uma intensidade e profundidade excecionais no 2020 que o torna num dos mais notáveis Vintage que alguma vez produzimos. Embora a Romaneira seja, hoje, mais conhecida pela sua gama de vinhos tintos não fortificados do Douro, que representam a maioria da nossa produção, dedicamo-nos à ideia de produzir uma pequena quantidade de Porto Vintage de altíssima qualidade, sempre que possível. Este vinho representa tanto uma continuação da história secular da Quinta da Romaneira, como também uma grande progressão no renascimento da reputação da vinha como uma grande Quinta de vinho do Porto, desde a nossa aquisição em 2004”. 

Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no LinkedIn

Escreva um comentário